
Reprodução: Universal Pictures
Aviso: Crítica sem spoilers!
Animação acerta em cheio ao abraçar a comédia moderna sem largar a nostalgia.
Em 1993 era lançado nos cinemas Super Mario Bros, uma tentativa totalmente falha de adaptar o bigodudo para o cinema. Mais de 30 anos depois, chega aos cinemas Super Mario Bros.: O Filme. A nova animação da Illumination em parceria com a Nintendo, brilha em cena ao juntar nostalgia e diversão em dose certa.
Mario é um encanador junto com seu irmão Luigi. Um dia, eles vão parar no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach, mas ameaçado pelo rei dos Koopas, que faz de tudo para conseguir comandar todos os reinos.
O ponto mais forte do longa com certeza são seus personagens, a dupla de irmãos brilha em cena, tendo uma ótima química. Os personagens secundários também não ficam de fora, tendo destaque para a Princesa Peach,Toad, Donkey Kong e Bowser.

Os personagens secundários aqui ganham mais dimensionalidade, principalmente por Peach, que sempre foi a princesa em perigo, aqui ela assume uma postura de liderança e competência em sua jornada. A história não tenta ser mirabolante ou ter alguma reviravolta, sendo o mais simples possível, e, sinceramente, ainda bem, pois o que faz brilhar o longa são seus personagens e o visual rico e cheio de detalhes.
Outro ponto extremamente positivo é a ótima trilha sonora, que além de ter as músicas dos jogos remixadas, possuem músicas dos anos 80, dando um ar totalmente nostálgico. A animação é muito bem feita, principalmente em cenários clássicos dos jogos como o castelo de Peach e a Rainbow Road de Mario Kart.
O longa está repleto de referências e easter eggs para os fãs de longa data da Nintendo, tendo um universo totalmente cativante, que te faz querer ver mais
Como tive a chance de ver o longa dublado, não posso deixar de falar da ótima dublagem feita para esse filme, tendo todos os personagens muito bem dublados, principalmente a dupla de protagonistas dublada por Raphael Rossatto e Manolo Rey, que simplesmente brilham nas vozes.
Veredito
Super Mario Bros. usa de maneira inteligente e divertida o universo do encanador bigodudo, tendo personagens cativantes e uma história envolvente. O longa já é uma das melhores animações favoritas do ano.
8/10.