
Reprodução: DC
As vítimas e os planos dos vilões estão “ligados”.
The Batman estreou em março de 2022 e foi um sucesso de bilheteria e crítica, e o mesmo vale para O Cavaleiro das Trevas, que estreou em 2008, sendo o segundo filme da aclamada trilogia dirigida por Christopher Nolan.
Além de ambos terem sido um sucesso, The Batman de Matt Reeves e O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan possuem uma conexão um tanto quanto estranha, que liga as vítimas do Coringa e Charada, e as verdadeiras motivações dos dois antagonistas.
O primeiro ponto dessa conexão são as vítimas, Gil Colson, interpretado por Peter Sarsgaard, a segunda vítima do Charada, que morreu numa explosão bem no funeral do prefeito de Gotham, e Rachel Dawes, interpretada por Maggie Gyllenhaal, que foi morta em uma explosão planejada pelo Coringa.
Peter Sarsgaard é casado com Maggie Gyllenhal, sendo essa uma das primeiras conexões do filme. Porém não é só isso, o modo como os vilões do filme planejaram os seus planos para abalarem o Cavaleiro das Trevas e chocar Gotham também é bem semelhante, já que o Coringa e o Charada usaram esse plano para mostrar que estavam no controle, com o Charada matando os corruptos e mostrando que é ele quem decide quando o Batman recebe as novas pistas, e o Coringa mostrando que nem mesmo as pessoas boas estavam a salvo e que o Batman não poderia salvar todo mundo.
Essa conexão, mesmo que velada, mostra a genialidade que os roteiros de ambos os filmes trabalharam as motivações dos vilões e a relação deles com o Cavaleiro das Trevas, certamente os dois melhores filmes do herói.