Diretor traz uma visão ainda mais próxima às HQs.
The Batman foi lançado oficialmente hoje (3) no Brasil. O longa que traz o Cavaleiro das Trevas aos cinemas novamente, após 10 anos sem um filme solo, está sendo muito celebrado. Com o diretor Matt Reeves assumindo este novo universo mais realista e urbano do herói, ele tem Robert Pattinson como Batman, e diversos outros atores renomados. Com duas séries encomendadas para a HBO Max, uma animação e a possível série da Mulher-Gato, o universo do filme vai se montando.
Em seus quase 83 anos, o Batman agora é o herói que mais possui projetos ao longo de sua história, com filmes, séries, jogos e animações. No entanto, foi nos quadrinhos que ele cresceu na maior parte do tempo, e neles em que Reeves se inspirou.
Explorando um lado jamais visto nos filmes live-action do personagem, reunimos os quadrinhos que o diretor pegou como inspiração e levou para às telonas.
[Spoilers a partir daqui]
Batman: Ano Zero e Ano Um
Ano Zero, publicado entre 2013 e 2014, é um quadrinho que fez o público ficar ainda mais apaixonado pelo Charada. O crossover uniu várias histórias, que tinham o intuito de mostrar o retorno de Bruce Wayne para Gotham, após o Batman ser declarado morto e Gotham ter sido inundada. Os quadrinistas Scott Snyder e James Tynion IV, possivelmente, não esperavam ver que o Charada executasse este plano no filme. O quadrinho mostra uma reviravolta, desde Gotham inundada até o controle da cidade por Nygma, que posteriormente é derrotado e preso no Asilo Arkham.
Mesmo não sendo um filme de origem, The Batman possui diversas semelhanças com o arco Ano Um. Frank Miller nos traz a “origem” de Jim Gordon no departamento de polícia de Gotham, e ao mesmo tempo, Bruce Wayne tornando-se o Batman. Em pouco tempo, Gordon foi de capitão para tenente, o que parece ser o mesmo no filme, visto que Bruce está em seu segundo ano como vigilante e Gordon (Jeffrey Wright) é tenente. Apesar de ainda não ser comissário, ele possui muita liderança, mesmo em um sistema totalmente corrupto que ele luta para ajustar. Além disso, podemos citar o arranhão em que a Mulher-Gato (Zoe Kravitz) dá contra o rosto de Carmine Falcone (John Turturro), mantido em O Longo Dia das Bruxas.
O Longo Dia das Bruxas
Não há dúvida alguma que O Longo Dia das Bruxas de Tim Sale e Jeph Loeb é uma das melhores histórias em quadrinhos do Batman, e também, da DC. Por sua vez, a HQ que ganhou uma adaptação recentemente para animação, é muito bem fundamentada no filme. Não há apenas uma referências, mas algumas em que o diretor/roteirista e co-roteirista Peter Craig extraem do quadrinho.
Logo no começo do filme, Gotham está passando pela noite de Halloween, com Bruce narrando o medo dos criminosos quando a luz alcança o céu. Reeves reimaginou o Charada em um assassino totalmente cuidadoso como o Feriado, mas diferentemente dele, ele não mata com uma arma de fogo ou em feriados. Além disso, no cânone de Reeves, Falcone comanda Gotham e o submundo, e é pai de Selina. Ao longo do quadrinho, a personagem queria descobrir quem de fato era seu pai, e palpitava que Falcone era.
No entanto, não podemos citar diretamente Vitória Sombria logo no primeiro filme, que deverá ser um material explorado na série do Pinguim e na sequência do longa. Com a morte de Falcone, os vilões começaram a comandar Gotham, e a corrupção diminuiu, de certa forma, não tendo o Romano atuando no submundo. Aliás, é válido dizer que Falcone foi salvo por Thomas Wayne (Luke Roberts) no filme, igualmente ao quadrinho.
Batman: Ego
Com roteiro e arte de Darwin Cooke, Batman: Ego acompanha um Bruce Wayne que desiste de ser o Batman após um capanga do Coringa cometer suicídio na sua frente. Esse evento acaba “traumatizando” o herói e isso o leva a desistir do manto de Cavaleiro das Trevas, porém, uma criatura do subconsciente de Bruce aparece e tenta impedir essa decisão. Sem mais spoilers, Batman: Ego é uma ótima abordagem sobre a psique do herói, mostrando que o Batman pode fazer o bem por Gotham, mas nesse processo, ele acaba fazendo muito mal para Bruce Wayne.
No filme, a inspiração está justamente na estética e em como Gotham e Batman são apenas um, não mais do que isso.
Batman: Pecados do Pai
Com roteiro de Christos Nicholas Gage e arte de Raffaele Ienco, Batman: Pecados do Pai é baseada no jogo desenvolvido pela Telltale sobre o personagem. A história acompanha Bruce Wayne tendo que lidar com todos os crimes que seu pai cometera, ao mesmo tempo em que tenta limpar o seu nome ajudando todas as pessoas que foram prejudicadas por Thomas Wayne, tudo isso enquanto enfrenta um assassino letal, chamado Pistoleiro. É uma boa HQ que serve como sequência do primeiro jogo da Telltale e que expande a história deste universo cheio de escolhas.
Visto isso, tanto o game e este universo servem como o ponto fundamental do filme, o qual é explorado por Charada, ou melhor divulgado para toda Gotham. Bruce descobrir a corrupção por trás de sua família, e vendo que luta por uma mentira, o deixa abalado e confuso, a ponto de ir até Carmine Falcone – assim como no jogo.
Batman: Terra Um
Reimaginando Gotham num todo, e a origem de Bruce como Batman, Batman: Terra Um é um conto sobre a cidade e como a corrupção e o crime a afetam. Ficando sob a guarda de Alfred, um ex-soldado e mordomo dos Waynes, Bruce treina arduamente para tornar-se no justiceiro conhecido como Batman. Enquanto isso, o Pinguim é prefeito da cidade e Martha, mãe de Bruce é uma descendente dos Arkhams. No passado, Thomas Wayne concorria à prefeito, mas acabou sendo assassinado, e o Cavaleiro das Trevas desconfia do atual prefeito.
Matt Reeves explora muito o lado corrupto de Gotham no novo filme, e traz um pouco da origem dos Waynes e dos Arkhams. Thomas tentava se candidatar como prefeito, mas acabou sendo jogando na política, e sendo assassinado posteriormente. Martha havia sido internada no Asilo Arkham – ela era um Arkham -, e Thomas tentava de tudo para esconder isso. Até mesmo fez acordo com Falcone para assustar um repórter, que acabou morto pelo mafioso. Uma troca de favores entre Thomas e Carmine.
Batman: Veneno
Uma das histórias mais humanas do Homem-Morcego, Batman: Veneno foi referenciada, e facilmente, poderá ser um material para uma sequência. Dennis O’Neil foi o quadrinista que Reeves mais se espelhou, e sua fase escrevendo sobre o Batman foi marcante. Nesta história, Bruce está desgastado e sentindo-se vulnerável por não ter salvado uma garota de um sequestro. Culpando-se sobre isso, o herói passa a usar o Veneno, drogada que mais tarde é utilizada por Bane. O vigilante fica viciado nesta droga criada pelo próprio pai, e pede ajuda para Alfred mantê-lo a qualquer custo na Batcaverna, para se curar.
Em um momento do filme, Bruce utiliza uma espécie de líquido que lhe deu mais força e raiva, como faz com Bane. A injeção aplicada em sua perna, fez a Mulher-Gato se assustar e Gordon pará-lo, antes que matasse o capanga. A droga, posteriormente, nos quadrinhos, foi reformulada em Santa Prisca e utilizada por Bane para deixá-lo imbatível.
Batman: Terra de Ninguém
Em Terra de Ninguém, temos algo bem incomum, mas o que muitos fãs sempre queriam ver. Gotham está em zona de quarentena, e o Batman sumiu. Gordon e a polícia tentam manter a ordem num lugar corroído por vilões. No filme, isso fica explícito no final, após Gotham ser inundada. Ainda fazendo parte dos EUA, é dito que a Guarda Nacional estava rumando para a cidade, na tentativa de auxiliar as forças locais em uma zona em que entrar e sair parece ser impossível.
O editor Paulo Henrique contribuiu para este artigo.
The Batman abordará o herói em seu começo de carreira, como em Batman: Arkham Origins ou Batman Begins, e usará muitos elementos dos quadrinhos, que incluem Batman: Ano Um e O Longo Dia das Bruxas. No reboot de Matt Reeves, Batman terá de enfrentar inimigos como o Charada, Pinguim e Falcone, além da polícia, que ainda o denomina como um vigilante.
Sinopse: “Batman é uma história sombria e cheia de ação do cavaleiro das trevas contra o crime em Gotham.”
“Gotham está sendo atingida por uma série de crimes horríveis, que a polícia há muito tempo é incapaz de enfrentar. Bruce Wayne, também conhecido como Batman, faz o que pode, mas também atinge seus limites. O Pinguim tem sua responsabilidade com isso, mas ele é apenas um elemento na grande selva da cidade. A aparição de sua amiga de infância Selina Kyle, também conhecida como Mulher-Gato, cria confusão emocional adicional no herói com sede de justiça.”
- Crítica: The Batman (2022)
- The Batman deve ter boa abertura na bilheteria doméstica
- The Batman é elogiado pela crítica internacional
- Novo clipe destaca fuga de Batman
- Mulher-Gato é destaque em novas imagens de The Batman
- Warner divulga novos pôsteres de The Batman
- Batman e Mulher-Gato são destaques em novo trailer
- The Batman ganha novo trailer no DC FanDome
- Rumor: The Batman retratará Família Wayne como criminosa
- The Batman | Filme estrelado por Robert Pattinson ganha seu primeiro trailer; confira
- The Batman | Collin Farell fala sobre sua participação no filme
O elenco conta com Robert Pattinson (Batman), Zoe Kravitz (Mulher-Gato), Colin Farrell (Pinguim), Paul Dano (Charada), Andy Serkis (Alfred), Jeffrey Wright (Comissário Gordon), Peter Sarsgaard (Gil Colson), John Turturro (Falcone) e Jayme Lawson (Bella Reál).
The Batman está em exibição nos cinemas.
Confira o CR Files dos principais personagens de The Batman.
- Conheça tudo sobre Batman, o guardião de Gotham City
- Apresentando a Mulher-Gato, a ladra mais habilidosa da DC
- Destemido e incorruptível, conheça o comissário Jim Gordon
- Quem é Edward Nygma, o brilhante vilão Charada?
- Conheça o Pinguim, o magnata do crime de Gotham
- Conheça mais sobre Alfred, o fiel mordomo do Batman
- Saiba tudo sobre Carmine Falcone, o poderoso chefão da máfia de Gotham