
Decisão de estúdios gera polêmicas entre fãs.
Falar sobre a mudança de etnia dos personagens sempre foi algo polêmico, porque isso gera uma onda de discussões exageradas e até preconceituosas.
Pensando nesse assunto polêmico, o Critical Room decidiu fazer esse artigo para esclarecer essa ideia sobre a troca de etnia de personagens para outras mídias.
Será que é errado alterar a etnia de um personagem consagrado na hora de adapta-lo para o cinema/TV? Bem, se formos analisar, a palavra adaptação sugere algo que não siga à risca, mas que represente o material original trazendo uma nova visão para o mesmo, então essa mudança é totalmente aceitável, utilizando aquele velho argumento “se eu quisesse ver tudo igual, eu leria o gibi/livro”.
Bem, essa pauta está sendo levantada por conta da mudança de etnia do Namor em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (e por tantas outras mudanças que ocorreram nesses últimos anos), já que o personagem é branco nos quadrinhos, e os responsáveis pelo filme acharam interessante alterar a etnia e também as raízes do príncipe submarino. E mesmo que ele não seja uma das figuras mais conhecidas da Marvel, de repente apareceram vários fãs reclamando dessa mudança, sendo que essa nova abordagem aparenta ser muito mais interessante ao dar um novo ar para um personagem que há tempos não possui a mesma relevância que tinha antes.
Outro ponto que pode ser levantado é a hipocrisia dos fãs que reclamam dessas mudanças, já que o MCU apresenta diversas adaptações problemáticas, como o caso de Wanda e Pietro Maximoff, que nos quadrinhos são parte do povo cigano e sãos interpretados por atores brancos. Outros dois exemplos são o do Mandarim em Homem de Ferro 3, que foi de um homem chinês para um homem árabe interpretado por um ator britânico, e também da própria Anciã, que nos quadrinhos é um homem asiático que passou a ser uma mulher branca em Doutor Estranho.
Todos esses personagens sofreram o famoso “whitewashing”, que é embranquecer personagens que fazem parte de grupos minoritários (negros, asiáticos, nativo-americanos e etc) em adaptações para o cinema/séries, fora que esse público ainda tem muito pouco espaço em Hollywood, mesmo com essas mudanças, já que personagens interpretados por atores brancos ainda são a maioria.
Então, a mudança de etnia de personagens originalmente brancos não é um problema, mas sim uma espécie de “solução” para dar mais espaço a profissionais que fazem parte destes grupos minoritários em produções audiovisuais.
A maioria dos fãs sempre usam o seguinte argumento que não querem um Blade branco ou um Pantera Negra branco de olhos azuis. Esse é um argumento infeliz, pois não tem como mudar a narrativa desse personagem porque ele foi criado para ser uma pessoa negra, e tudo que envolve seu núcleo é por causa dele ser negro. É impressionante que são esses fãs que endeusam uma Feiticeira Escarlate branca e ruiva.
Recentemente, saiu uma notícia que a Marvel Studios está procurando vários atores de etnia diferentes para interpretar o Reed Richards, vulgo Senhor Fantástico, mas alterar a etnia desse personagem é errado? A resposta é NÃO, Reed Richards sendo branco ou latino, não vai mudar sua essência, e está tudo bem existirem versões diferentes dos personagens. Inclusive é isso que os torna tão rico e são essas abordagens que fazem esses personagens terem uma nova relevância.
Em The Batman, o personagem James Gordon foi interpretado por Jeffrey Wright, um ator negro que originalmente cujo a versão dos quadrinhos é branco. Mudou alguma coisa? Nada. A mesma coisa com a Dinah Lance em Aves de Rapina foi representada por uma atriz negra, a Jurnee Smollett e novamente isso não interfere em nada. Na verdade, Smollett fez a melhor versão da Canário Negro em live-action.
O que podemos concluir com isso? Não tem problema em mudar etnia desses personagens, mas existem problemas em apagar a origem cigana, judia ou afrodescendente para torná-lo brancos sem uma personalidade.
Pantera Negra 2 está em cartaz nos cinemas.
Papo furado quando pegam um personagem branco (Jessica Drew) e colocam ele sendo negra o que vai acontecer na animação (Homem-Aranha no Aranhaverso 2) é tudo uma maravilha para os lacradores mais se pagassem um personagem “negro” (Like Cage) e fizessem ele branco iria começar a falação.