Chainsaw Man e a importância do 3D na indústria de animes

A adaptação do mangá de Tatsuki Fujimoto gerou muitas discussões dentro da comunidade otaku.


Quando o tão aguardado anime de Chainsaw Man finalmente estreou, não demorou muito para o anime se meter em polêmicas, mas fugindo da obviedade da polêmica envolvendo a dublagem do anime (que já tem uma quantidade enorme de opiniões internet a fora) gostaria de abordar outra polêmica relacionada com Chainsaw Man, a animação em computação gráfica.

Conforme os episódios de Chainsaw Man iam estreando, mais reclamações surgiam sobre o uso de CGI no anime por parte dos espectadores, muitos afirmaram que o CGI do estúdio MAPPA usado em Chainsaw Man era feio, e que não agradava aos olhos, gerando muita desinformação sobre essa técnica de animação, além de gerar muito preconceito para com a obra.

Eis que surge a ideia deste artigo, onde a ideia central não é só explicar que animação em CGI de Chainsaw Man não é ruim, mas também desmistificar a ideia de que o uso de computação gráfica em animes atrapalha mais do que ajuda. Então vamos entender mais sobre o uso de 3D em Chainsaw Man e na indústria de animes em geral.

O que torna o CGI de Chainsaw Man tão interessante?

images (9)

Vamos começar cortando o mal pela raiz, a animação 3D de Chainsaw Man é ruim? Não. O CGI de Chainsaw Man, é o melhor do mundo? Não. Mas por quê? Vamos por partes. Vamos pensar na produção de um anime, como camadas do Photoshop. Para um anime ser produzido, é necessário mesclar diversas camadas, sendo elas, a camada do 2D, a camada dos cenários, a camada do 3D e por aí vai.

E naturalmente, algumas dessas camadas são extremamente difíceis de serem animadas com coerência, para que fique de fato fluído, e isso exige muito da produção do anime, podendo acontecer alguns erros que seriam muito demorados para serem resolvidos, podendo atrasar e muito o cronograma de lançamento, além necessitar de vários animadores ao longo do processo, e a solução pra isso de maneira entre muitas aspas “fácil” é a utilizar o CGI.

E uma das formas de corrigir quando o 3D fica destoante da animação 2D, é o trabalho de “composição fotográfica” dos animes, então muitos animes ficam com uma animação em CGI destoante do 2D pelo fato da composição do anime não ser das melhores, e isso não acontece em Chainsaw Man devido a qualidade absurda da produção quanto a esse aspecto.

Também vale ressaltar que por conta do desing de personagens de Chainsaw Man ser muito volumétrico, muitas cenas que os espectadores criticam pelo CGI “ruim” estão na verdade em 2D, como nessa cena do primeiro episódio. Confira abaixo.

Então como podemos ver, na cena acima a única características da animação que está em 3D, é apenas a camada dos cenário, o que é bem comum nas animações japonesas, que incluisive também foi usada em muitos trechos do filme Dragon Ball Super: Broly, que é muito bem falado pela sua excelente animação. Então esse mérito de conseguir confundir até mesmo os espectadores vai para o primoroso Character Desing; Kazutaka Sugiyama, é inegável a qualidade do seu design de personagens.

Outra cena que exemplifica bem o trabalho de composição do estúdio MAPPA, para com Chainsaw Man é excelente está no episódio 9 do anime, na luta entre Denji e o Katana man, onde o 3D está extremamente bem mesclado com o 2D, não gerando o tão falado desconforto que alguns espectadores afirmam existir. Veja:

Então para finalizar esta parte, Chainsaw Man pode não ter o 3D nível Pixar (até por quê não precisa) mas está longe de ser ruim. A qualidade dos modelos 3D, da camada da animação 2D, da direção geral, da direção de arte, e do desing de personagens é inegável, então afirmar que a produção de Chainsaw Man é ruim por conter animação 3D e ainda afirmar que o 3D é ruim, é no mínimo infundado.

Porquê o uso de CGI em animes é tão importante para a indústria?

images (11)

Como já foi citado anteriormente, existem muitas dificuldades para animar em 2D, dentre elas existe a falta de mão de obra especializada. Vamos pegar como exemplo o gênero de animes mechas, atualmente existem quantidades ínfimas de animes de robôs gigantes em CGI, e isso é atribuído a falta de designer especializados em desenhar os mechas.

Para quem é leigo no que isto produção de animes, muitas animações precisam de especialistas em determinadas áreas para uma melhor qualidade em alguns aspectos da animação. Como por exemplo; no caso de Chainsaw Man, existe um desingner de demônios, que é especializado em desenhar figuras monstruosas, o designer de peitos em High School of the Dead (sim, existe essa especialização) ou os já citados, designer de mechas.

E uma boa maneira de substituir a falta de mão de obra especializada, é usando o CGI para “facilitação” do trabalho dos animadores. Também existe o mito de que animação em computação gráfica é mais barata, o que é uma tremenda desinformação, que gera ainda mais preconceito com esse estilo de animação.

Animar em 3D é no final das contas, muito mais caro do que animar em 2D, afinal é necessário uma infinidade de recursos para iniciar uma produção em animação gráfica, como mão de obra especializada em animação 3D, várias máquinas especificas para a produção, tempo também é necessário para renderizar as cenas, além de é claro ferramentas de animação 3D e especialização para a ferramentas específicas, tornando tudo mais caro.

E para finalizar, o uso de animação em CGI deixa a indústria mais saudável dentro do meio trabalhista, é extremamente comum ver muitas notícias onde animadores são hospitalizados no Japão por excesso de trabalho, e a animação 3D auxiliando em várias etapas da produção, diminui bastante a exploração dos animadores, além de ajudar no cronograma de lançamento das animações japonesas.

A animação 3D veio para ajudar na produção dos animes que tanto amamos assistir, e esse preconceitos com esse estilo de animação não levará a lugar algum, já que ajuda bastante para nós recebermos aquele adaptação do mangá que gostamos, além de melhorar a qualidade de trabalho dos animadores. Espero que esse artigo tenha mudado sua concepção sobre a computação gráfica e sobre o quanto é benefício para as produções japonesas.

Anúncios

Leia também

1 Comment

Add yours
  1. 1
    isaacsilva223

    Complementando o assunto sobre o quão vantajoso o maior uso de CGI na indústria dos animes atual pode ser, tem também a questão da nossa visão ocidentalizada ainda ter bastante preconceito com animação oriental, o oscar é um bom exemplo disso, e tendo mais artistas em animação 3d nos animes pode aumentar a demanda por procurar outros animados de outras partes do mundo, sendo que nem todos se especializam ou se interessam por apenas animação tradicional, o que pode fazer uma troca legal de conhecimento cultural entre essas pessoas do mesmo mercado mas de vivências e realidades diferentes.
    Um exemplo que me veio a mente foi o do desenho de steven universe, que teve uma galera do studio trigger ( responsável pelos animes de Kill La Kill, BNA, Cyberpunk: Edgerunners e outros) trabalhando em alguns storyboards do programa, e isso enriquece ainda mais o trabalho final quando você percebe. Ótimo artigo.

Deixe um comentário