
Ichida estava em forte dilema, mas enfim escolheu seu lado.
A primeira metade da temporada final de Bleach: Thousand-Year Blood War, chegou ao fim, e um questionamento que pairava sobre a história, finalmente chegou. Os inimigos de Ichigo nesta temporada são os Quincy, então era natural o dilema do personagem Uryu Ishida, um dos primeiros companheiros de Ichigo, já que o mesmo também é um Quincy, e o personagem finalmente decidiu que lado da guerra ele estar
Uryu acreditava que sua família era a última dos Quincy, sendo ele mesmo o último Quincy a nascer. Ele foi avisado para ficar longe dos Shinigamis, mas finalmente conseguiu ver em Ichigo um amigo, que está longe de ser um Shinigami comum.
Apesar das coisas horríveis que Shinigamis como Mayuri fizeram ao seu povo, Uryu ainda trabalhou com Ichigo para derrotar ameaças que representavam um perigo para a humanidade, bem como para a Soul Society, ajudando-os indiretamente em várias ocasiões. Seu pai sempre foi contra isso, porém, e Uryu relutou em se envolver com o Arrancar no início da temporada exatamente por isso.
Nos últimos episódios de Bleach: Thousand-Year Blood War, Uryu é mostrado na fortaleza de Quincy , aproximando-se do rei Quincy Yhwach. Uryu é recebido como um filho de armas, com Yhwach afirmando que eles lutarão juntos agora.
O episódio termina aí, deixando aquela revelação dramática em um momento de angústia pelo resto da temporada. É o ponto culminante do arco de Uryu para a temporada. Ele foi lembrado de suas ordens de seu pai para não se envolver com Shinigamis, e escolheu seguir isso pela primeira vez.
Ele encontrou um livro no escritório de seu pai que lhe contava sobre o passado de Quincy em Bleach, e que sua extinção nas mãos dos Shinigamis foi na verdade 1000 anos atrás, não apenas 200. Contemplar essa revelação parece ter sido o fator decisivo que colocou Uryu nesse novo caminho, contra Ichigo e seus outros amigos.
Uryu não está necessariamente errado em se aliar aos Quincy

O motivo exato do conflito entre Shinigamis e Quincy em Bleach não ficou claro por muito tempo. Os Shingamis fizeram parecer que os Quincy não podiam ser raciocinados, e que o dano que eles causaram ao ciclo de reencarnação ao destruir as almas ocas era um perigo muito grande para permitir que continuassem.
De tudo o que foi revelado ao longo desta temporada, no entanto, é óbvio que nada foi tão claro. A maneira como o mundo funciona realmente não parece tão boa para ninguém; a Soul Society está cheia de almas empobrecidas que levam uma vida após a morte miserável, exceto agora separadas para sempre de sua família e amigos na vida.
Os humanos vivem e morrem sob os impulsos de seres muito mais poderosos do que eles, e os Quincy são a única exceção a esse fato, e apenas porque têm o poder de fazer algo a respeito. O Yhwach e seu Quincy de hojesão muito diferentes do que eram, no entanto; Uryu pode se arrepender de se envolver com eles muito mais do que com a Soul Society.
Independente de ser certo ou errado, Uryu Ishida finalmente escolheu seu lado, e a próxima vez que ele e Kurosaki Ichigo se encontrarem e um campo de batalha, ambos serão inimigos, e só resta aos fãs de Bleach esperarem para ver o desenrolar desta guerra manchada por intrigas de dois povos que estão prontos para derramar sangue.