
Reprodução
Um dos últimos quadrinistas da Era de Ouro.
John Romita Sr, um dos últimos grandes desenhistas de quadrinhos da Era de Ouro, que redefiniu o Homem-Aranha por várias gerações depois de suceder Steve Ditko como o desenhista, faleceu aos 93 anos.
O pai de John Romita Jr, outro grande nome da indústria de quadrinhos, foi o criador do personagem Wolverine e também de Mary Jane, interesse amoroso do Cabeça de Teia.
I say this with a heavy heart, My father passed away peacefully in his sleep. He is a legend in the art world and it would be my honor to follow in his footsteps. Please keep your thoughts and condolences here out of respect for my family.
— John Romita JR (@JrRomita) June 14, 2023
He was the greatest man I ever met. pic.twitter.com/Pe2K3ywbWX
“Digo isso com o coração pesado, meu pai faleceu pacificamente enquanto dormia. Ele é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra seguir seus passos. Por favor, mantenha seus pensamentos e condolências aqui em respeito à minha família. Ele foi o maior homem que já conheci.”
Nascido no Brooklyn, em Nova York, Romita formou-se na Escola de Arte Industrial de Manhattan em 1947. Ele entrou nos quadrinhos dois anos depois fazendo algumas histórias para a Famous Funnies. Então, quando trabalhava em uma empresa de litografia, Romita conheceu um amigo do colégio, Lester Zakarin.
Zakarin estava trabalhando para a empresa de quadrinhos de Martin Goodman (normalmente conhecida como Timely Comics na época, mas não havia um nome definido para ela), mas estava lutando com suas atribuições de desenho. Ele ofereceu a Romita um acordo em que Romita escreveria as tarefas de Zakarin, e ele então pintaria os lápis de Romita, dividindo a taxa que recebia por escrever e pintar as páginas ele mesmo.
Essa parceria terminou em 1951, quando Romita foi convocado para o Exército dos Estados Unidos. Ele estava estacionado na cidade de Nova York e decidiu se apresentar a Stan Lee, o editor-chefe da empresa de quadrinhos de Goodman.
Depois que a Atlas entrou em crise no final dos anos 1950, Romita mudou-se para DC, onde se tornou um dos mais populares artistas de quadrinhos românticos. Foi quando ele se tornou famoso por suas representações de mulheres bonitas. Em meados da década de 1960, no entanto, os quadrinhos de romance estavam começando a desaparecer, então Romita passou a fazer principalmente trabalhos publicitários.
No entanto, Stan Lee tinha ouvido falar que Romita estava em conflito com a DC, então ele atraiu Romita de volta para trabalhar na empresa de Goodman, agora conhecida como Marvel Comics. Romita se tornou o artista regular em Demolidor. Isso, porém, seria um curto período, já que ele logo foi transferido para o segundo maior título da Marvel, Amazing Spider-Man, após a saída de Steve Ditko da série em 1966.
Embora obviamente Steve Ditko tenha criado o visual do Homem-Aranha, foram os pequenos re-desenhos de Romita que fizeram do Homem-Aranha o ícone global que ele permanece até hoje. O Peter Parker de Ditko era um sujeito magro e frágil. Romita Sr. transformou Peter em um galã.
Que o grande quadrinista descanse em paz.