O maior vigilante dos quadrinhos.
Um dos mais populares heróis da história, o Batman, ganhará seu novo filme na quinta-feira (3), com Robert Pattinson no papel. Tendo ganhado várias origens ao longo de seus quase 82 anos, o Cavaleiro das Trevas já foi escrito por diversos quadrinistas, mas Frank Miller é um dos maiores nomes atrás do personagem. Porém, mesmo com várias origens, contada uma vez ou outra de formas diferentes, elas nunca mudam num todo, mantendo o assassinato de seus pais. Tendo sempre o apelo mais dramático e sombrio da DC ao lado, o Batman se faz presente na sociedade com um herói tão popular quanto o Superman.
Com o lançamento de The Batman nesta semana, iremos falar um pouco mais sobre Bruce Wayne, e destacar os pontos mais importantes de sua história no CR Files.
Criação e primeira aparição
Bob Kane e Bill Finger foram os criadores do Batman, que apareceu pela primeira vez em Detective Comics #27, em maio de 1939. Há uma certa briga entre quem é o criador, e muitas vezes Finger não foi creditado, mas vale dizer que foi ele quem fez todo o produto final.
Origem
Como dito, a origem do Batman nunca muda, e quando muda, é apenas em algum aspecto (dia chuvoso, cinema ou teatro). Bruce Wayne era uma criança feliz até seus 8 anos de idade, quando em uma noite, foi ao Teatro Monarch com seus pais, Thomas e Martha Wayne, mas tragicamente os perdeu. Após pegarem um atalho no Beco do Crime, Thomas e Martha foram assassinados por Joe Chill, na frente de Bruce. Em algumas histórias, é dito que após isso, o policial James Gordon foi o primeiro a chegar no local para amparar o menino assustado. É dito, também, que Bruce Wayne nunca encontrou o assassino de seus pais, apesar de algumas histórias mostrarem um encontro entre os dois.
Depois de ficar órfão, Bruce foi acolhido por Alfred Pennyworth, mordomo da família Wayne há anos, e ficou sob a tutela de Alfred. Bruce jurou que um dia encontraria o assassino de seus pais, e fez uma promessa que nenhuma criança iria perder seus pais como ele havia perdido. Wayne teve poucos amigos durante a infância, e um deles era Thomas Elliot, que mais tarde se tornaria o vilão Silêncio. Foi quando saiu de Gotham para estudar e treinar, que Bruce tentaria manter a promessa.
Treinamento
Bruce saiu de Gotham aos 14 anos, e passou por várias universidades europeias, no entanto, acabava desistindo após o primeiro semestre. Mas, na história O Homem que Cai, Bruce acabou sendo treinado em artes marciais por Henri Ducard – Ra’s Al Ghul em Batman Begins – , no entanto, desaprovava os métodos cruéis do mentor. Ele também foi treinado por Richard Dragon, e diversos outros artistas marciais, xamãs ou senseis. Aos 24 anos, ele retornou para Gotham, no intuito de tentar ajudar a livrar de seu crime e corrupção exacerbada.
Tornando-se o Batman
Tentando entender o que poderia assustar os criminosos, Bruce se disfarçou na rua para conhecer um pouco mais de sua cidade, e como ela funciona. Quase sendo morto pela polícia, Bruce acabou escapando e voltando para a Mansão Wayne. Ao mesmo tempo em que o capitão James Gordon entrava na força policial de Gotham, Bruce Wayne tornava-se o Batman, e usaria a tática do medo ao seu favor. Todas as suas habilidades, em criminologia, investigação, artes marciais, misturando com seus aparelhos como arpéu, batarangue ou projéteis de fumaça, serviram e encaixaram para ser um vigilante. Mascarado, sem que alguém o reconhecesse, o Batman saiu às ruas, e de certa forma, inspirou outros cidadãos, como Selina Kyle, que se tornou a Mulher-Gato.
Porém, sendo um vigilante, ele quebrava as leis, e corrupção do comissário Gillian Loeb fez com que Gordon e seus homens caçassem o Batman. Além de enfrentar a máfia, também fugia da polícia. Enquanto quando Bruce Wayne tentava despistar os detetives de descobrirem que ele era o Batman, levando uma vida luxuosa e mudando sua voz, como o Cruzado Encapuzado ele estava a favor da justiça. Seu primeiro aliado foi Harvey Dent, que mais tarde seria o promotor público de Gotham. Posteriormente, tornou-se aliado de Jim Gordon, que foi promovido a tenente e depois comissário. Eles possuem uma boa relação, tanto profissional quanto amizade. Batman: Ano Um, escrito por Frank Miller, estabelece esta origem.
Novos inimigos e aliados
Com um começo bom em Gotham, o Batman atraiu a atenção indesejada de muitos outros criminosos. Além de Falcone e Maroni, Pinguim, Mulher-Gato, Espantalho, e seu maior inimigo, o Coringa, foram seus novos vilões. O Príncipe Palhaço do Crime teve sua origem revelada em A Piada Mortal de Alan Moore, como um comediante fracassado, e que entrou em uma enrascada com a Gangue do Capuz Vermelho. Após a gangue ser pega pela polícia, Batman acaba aparecendo na Ace Chemichals e impede os criminosos. O homem que estava com o capuz cobrindo o rosto, Joan Kerr, acabou caindo em um tanque de ácido após Batman não tê-lo salvado, e nutriu ódio pelo herói quando sobreviveu.
Já Hugo Strange, psiquiatra no Asilo Arkham, se interessava pela mente de Batman, e queria descobrir o porquê do herói fazer o que faz. Enquanto isso, o Charada surgiu como uma nova mente na cidade, para desafiar o Cavaleiro das Trevas com charadas, um desafio à altura para um grande oponente. Espantalho usava o medo com uma toxina, e queria confrontar Batman com os métodos que ele usava. São vários vilões que foram surgindo, assim que o Batman ganhava mais notoriedade. E com tantos inimigos que criou, Gordon decidiu montar o chamado Bat-sinal, para atender os mais diversos casos possíveis.
Em toda a história, há vários jovens que vestiram o manto de Robin, como Dick Grayson ou Jason Todd, mas é Grayson o primeiro a ser o parceiro do Batman. Após uma exibição dos Graysons Voadores em Gotham, Dick perde seus pais por conta dos trapézios terem sido sabotados por Tony Zucco. Não querendo que Dick vivesse sem algum rumo, Bruce o adotou, e mais tarde, treinou para ser o Robin, na tentativa de pegar o criminoso que matou seus pais. Barbara Gordon, filha do comissário Gordon, também virou sua parceira, e atuou como Batgirl antes de ser paralisada pelo Coringa com um tiro.
Morte em Família
O quadrinho de Jim Starlin é um dos que definiram o Batman para sempre, fazendo o vigilante se sentir muito culpado por suas ações. Tendo acolhido Jason Todd como segundo Robin, Bruce o treinou, mas não evitou que fosse atrás de sua mãe. Coringa conseguiu planejar tudo muito bem, fazendo Jason cair em uma armadilha e o matando. Batman considera como um dos maiores fracassos de sua carreira – se não o maior -, por ter deixado Jason morrer nas mãos de seu arquirrival.
O Longo Dia das Bruxas
Após se estabelecer como guardião de Gotham, Bruce manteve suas alianças com Gordon e Dent. Agora, lidando com algo novo em sua carreira, o Batman deveria ser mais detetive para impedir o serial killer chamado Feriado. Todas as hipóteses levavam para Carmine Falcone, mas as opções foram se abrindo aos poucos, e nenhuma delas parecia a mais correta. Batman, Gordon e Harvey tentavam descobrir a identidade do assassino, mas os aliados caem para dois, após Harvey sofrer um ataque de Sal Maroni com ácido em pleno tribunal. Duas-Caras é criado, aliando-se com diversos vilões para matar Falcone, e dessa vez, não o Batman. Apesar de dar o caso como encerrado, este foi um deles que Batman se sentiu dando voltas.
Batman vs Bane
Mesmo com vários vilões, é com Bane que Bruce possui um grande problema. Na história A Queda do Morcego, os diversos ataques coordenados, uma estratégia de Bane para derrotar o Batman, fez com que o herói começasse a ficar ainda mais cansado. Após descobrir a identidade do vigilante, Bane vai à Mansão Wayne, e luta contra Bruce, quebrando sua coluna e mostrando para toda Gotham. Por algum tempo, Gotham foi vigiada por Jean-Paul Valley, que seria o Azrael. Bruce desaprovava os métodos ultra violentos do novo Batman, e quando se recuperou, tomou Gotham para si e derrotou Bane.
Entrando na Liga da Justiça, mas…
Sua entrada na Liga da Justiça serviu muito bem para os outros heróis. Ter um vigilante mascarado que abriria os olhos dos outros, era fundamental. Porém, Batman achava que a equipe era muito poderosa, e acabou montando um plano de contingência para cada herói. Após ter seus planos roubados por Talia Al Ghul, Ra’s Al Ghul os colocou em prática, e quase matou toda a Liga da Justiça. Porém, os planos foram frustrados por Batman e toda a equipe. Após derrotarem o vilão, Bruce passou por uma votação para sua saída da equipe, e acabou que era Bruce Wayne, na tentativa de ganhar a confiança dos demais.
O Retorno do Cavaleiro das Trevas
Após sua aposentadoria forçada com a morte de Jason, Bruce viu Gotham cair no crime mais uma vez. Com o comissário Gordon anunciando sua aposentadoria da polícia, Wayne se viu forçado a retornar como Batman, uma vez que os Mutantes assolavam a cidade. Derrotando o líder e todos os Mutantes, Bruce estava sozinho, sem a Liga da Justiça, Gordon ou qualquer outro aliado, restando apenas Alfred com idade avançada.
Com os EUA guerreando contra tropas da União Soviética em Corto Maltese, o presidente americano soube dos problemas que Batman estava causando, enviando Superman para detê-lo. Dois avisos não bastaram, e o terceiro rendeu em uma luta entre o Cavaleiro das Trevas contra o Homem de Aço. Depois de usar todo seu arsenal e métodos contra Clark, Bruce fingiu sua morte, para continuar operando pelas sombras, ao lado da Robin Carrie Kelley e o Arqueiro Verde já aposentado.
Em outras mídias
O Batman já teve vários filmes ao longo dos anos, e também série, tanto animadas quanto live-action. Adam West interpretou o personagem na série dos anos 60, com Michael Keaton sendo o Batman nos filmes de Tim Burton. Val Kilmer e George Clooney foram o personagem nos filmes de Joel Schumacher. Mais recentemente, Christian Bale estrelou na trilogia Cavaleiro das Trevas, e Ben Affleck em Batman vs Superman e Snyder Cut. Desta vez, em The Batman, Robert Pattinson desempenhará o papel do herói.
A série animada do Batman, além do filme A Máscara do Fantasma e alguns outros deste universo, tiveram a voz de Kevin Conroy, que dubla o Morcego na trilogia Batman: Arkham, jogos da Rocksteady. Troy Baker dublou nos dois jogos de Batman pela Telltale.
Habilidades
- Intimidação e interrogatório: Bruce estudou muito para tornar-se o que é, e utiliza a intimidação para apavorar criminosos, ganhando bastante com isso para seus interrogatórios;
- Força humana máxima: Mesmo que não possua poderes especiais, Batman treina ao máximo e está no pico de sua condição humana;
- Artes marciais: É dito que Bruce Wayne treinou ao todo 127 artes marciais para tornar-se o Batman. Ele já derrotou diversos adversários como Exterminador, Lady Shiva e David Cain;
- Fluente em vários idiomas;
- Arsenal possuindo diversos aparelhos e outros meios de locomoção como o Batmóvel;
- Furtividade;
- Química;
- Análise tática;
- Escapologia;
- Aviação;
- Persistência;
- Gestão de negócios.
Afiliações
O Batman possui sua grande família com Asa Noturna, Robin, Batgirl, além de fazer parte da Liga da Justiça, Batman Incorporated, Renegados, Força Tarefa-X da Liga da Justiça e algumas outras.
Sobre o quadro
O CR Files irá explorar os vários personagens dos quadrinhos, dos mais desconhecidos aos mais famosos, focando em equipes como o Esquadrão Suicida, Jovens Vingadores, Sociedade da Justiça, entre outras. O intuito é apresentar a criação do personagem, sua história nos primeiros anos de luta contra/a favor do crime, habilidades, poderes e afiliações as quais ele participa.
- Destemido e incorruptível, conheça o comissário Jim Gordon
- Quem é Edward Nygma, o brilhante vilão Charada?
- Conheça o Pinguim, o magnata do crime de Gotham
- Conheça mais sobre Alfred, o fiel mordomo do Batman
- Saiba tudo sobre Carmine Falcone, o poderoso chefão da máfia de Gotham
The Batman tem data prevista para 3 de março.