Apresentando a Mulher-Gato, a ladra mais habilidosa da DC

A ladra de joias apaixonada pelo Batman. 


Sempre apresentada como uma ladra de joias, a Mulher-Gato sempre foi a vilã com quem o Batman possui uma relação mais afetuosa. Mesmo que esteja sempre tentando chamar a atenção do Morcego, Selina Kyle é alvo da polícia e de alguns mafiosos, às vezes, como Carmine Falcone. No entanto, ela tenta fazer o certo, mesmo que pareça errado, e fica dividida em ficar ao lado do Batman ou se importar consigo mesma.

Fazendo dobradinha com o comissário Gordon no CR Files de hoje (28), vamos dar continuidade ao especial de The Batman e apresentar a Mulher-Gato.


Criação e primeira aparição

Batman 1_5e9901ba054688.26593672

Criada por Bill Finger e Bob Kane, a Mulher-Gato fez a sua estreia em Batman #01, publicada em 1940.

Origem

catwoman

A personagem possui várias histórias de origem, uma utilizada antes do lançamento de Batman: Ano Um e outra pós Ano Um. Na pré-crise, é mostrado que Selina Kyle invade o cofre de seu ex-marido para recuperar as suas joias para fugir de um relacionamento abusivo. Após isso ela finge que teve amnesia, mas admite que foi invenção dela na HQ The Brave and Bold #197.

Já a origem pós Ano Um, mostra que Selina era uma prostituta que decide fugir daquela vida, principalmente por conta do surgimento do Batman. Na série solo da Mulher-Gato publicada em 1989, é mostrado que Selina se tornou órfã após seus pais cometerem suicídio, por conta disso, ela sempre teve que se virar sozinha, principalmente porque foi separada de sua irmã Maggie. Selina adquiriu as suas habilidades em ginástica no período em que trabalhou num parque de diversões.

A Gata e o Morcego

8ec5fb8e-72a7-4591-81e0-ecd0c09590d2

A relação entre Batman e Mulher-Gato sempre foi um pouco conturbada, já que os dois estavam em lados opostos. Mas isso não impediu que os dois estabelecessem um relacionamento, tanto é que o Bruce revelou sua identidade para Selina, e também chegaram a ficar noivos.

Anti-heroína

A Mulher-Gato muitas vezes já deixou um belo saque de lado para ajudar o Batman, isso fica evidente em Batman: Arkham City, onde Selina deixa seu saque para salvar a vida de Batman. Durante o arco Batman: Silêncio, ela também deixa de roubar para ajudar o Batman, principalmente porque ele revelou sua identidade para ela. Em O Longo Dia das Bruxas, ela entrega a localização do local onde Falcone faz lavagem de dinheiro.

Sereias de Gotham

gotham_city_sirens_11_NM

Após a “morte” do Batman, Selina é atacada por Boneblaster, mas acaba sendo salva pela Hera Venenosa, que a leva para seu esconderijo. Então, Arlequina, Hera e Mulher-Gato se juntam para enfrentar Boneblaster. Depois desse evento, as três formam uma equipe chamada “Sereias de Gotham”.

Em outras mídias

QdmR

Julie Newmar, Lee Meriwether e Eartha Kitt interpretaram a Mulher-Gato na série do Batman nos anos 1960, e Camren Bicondova e Lili Simmons na série Gotham. Nos filmes, Michelle Pfeiffer em Batman: O Retorno, Halle Berry no filme solo da anti-heroína e, Anne Hathaway em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. E agora, Selina será interpretada Zoë Kravitz no longa The Batman, que tem sua pré-estreia amanhã.

Nos jogos, a personagem foi forte presença na saga Arkham, especialmente Batman: Arkham City, onde o jogador pode controlar ela pela prisão, além de Arkham Knight. Mais recentemente, ela apareceu em Batman Telltale, tanto na primeira quanto na segunda temporada.

Habilidades

  • Pico da Condição Humana;
  • Mestre Acrobata;
  • Mestre em Artes Marciais;
  • Discrição;
  • Mestre Ladra;
  • Disfarce;
  • Empatia Felina;

Afiliações

Compondo as Sereias de Gotham, a Mulher-Gato fez parte da Liga da Injustiça, Renegados, Aves de Rapina e Sociedade Secreta dos Supervilões. 


Sobre o quadro

CR Files irá explorar os vários personagens dos quadrinhos, dos mais desconhecidos aos mais famosos, focando em equipes como o Esquadrão SuicidaJovens VingadoresSociedade da Justiça, entre outras. O intuito é apresentar a criação do personagem, sua história nos primeiros anos de luta contra/a favor do crime, habilidades, poderes e afiliações as quais ele participa.

The Batman tem data prevista para 3 de março.

Anúncios
Paulo Henrique

Apaixonado por séries, filmes, quadrinhos e tudo relacionado a cultura pop.

Leia também