Membro da Sociedade da Justiça.
Yolanda Montez, mais conhecida como Pantera, ou Wildcat no original, é uma super-heroína do Universo DC. Ela é a sucessora de seu padrinho, Ted Grant, que também leva a alcunha de Pantera enquanto trabalha como vigilante.
No CR Files especial de Stargirl, iremos apresentar a personagem tão desconhecida pelos fãs.
Criação e primeira aparição
Yolanda aparece pela primeira vez em Infinity Inc #12 (1985), onde, depois de um pequeno mistério por parte da editora, ela é revelada como Pantera e se junta a equipe. Ela foi criada por Roy Thomas, Dannete Thomas e Don Newton.
Origem
A super-heroína é uma meta humana com origens em experimentos malucos de um ginecologista conhecido como Dr. Benjamin Love, que usa de medicamentos experimentais em Maria Montez, mãe de Yolanda.
Yolanda nasce no México, longe da supervisão do Dr. Benjamin Love. Ela manifesta e descobre seus poderes ainda quando criança, mas não sabe de onde surgiu esses poderes, já que nasceu de dois humanos sem poderes.
Ela cresce próxima ao seu padrinho, Ted Grant. Mais tarde, quando Grant se acidenta ao salvar uma criança e fica aleijado, Yolanda o sucede, assumindo a identidade de Pantera.
Participações de importância
A personagem aparece efetivamente em Infinity Inc., onde luta ao lado da equipe como Pantera e permanece nela até a dissolvição do grupo.
Além dessas aparições, ela tem participação em um grupo liderado por Amanda Waller, que é autodenominado de Shadow Fighters e luta contra Eclipso.
Outras aparições
Ela aparece em Doomsday Clock, sequência de Watchmen, ajudando o Superman a derrotar Meta-humanos.
Habilidades
Mesmo sendo meta-humana, seus poderes não são tão chamativos. Ela possui unhas retráteis, que funcionam como garras, e agilidade felina, representando bem o animal