Primeira diretora do cinema era católica e fez um filme sobre Jesus

Alice Guy foi uma das pioneiras do cinema


O cinema conta com várias diretoras importantes nos últimos anos, como Sofia Coppola ou Patty Jenkins, e cada vez mais a mulher ganha espaço na indústria cinematográfica, no Oscar e outras premiações de filmes.

No entanto, é uma batalha, a cada ano, para uma mulher fazer um longa-metragem. Em 2017, o mundo viu Mulher-Maravilha ser o primeiro filme de uma heroína a ser dirigido por uma mulher. Em seguida, outros filmes surgiram, como Capitã Marvel, Adoráveis Mulheres e vários outros, todos dirigidos por uma mulher.

Mas, um século antes, o cinema já possuía uma importante diretora, que conseguiu fazer um filme sobre a vida de Jesus, em 1906. Seu nome era Alice Guy, considerada pioneira do cinema francês e católica. Ela foi a primeira diretora de cinema e uma das pioneiras do cinema narrativo.

História

Alice Ida Antoinette Guy nasceu em 1873 em Saint-Mandé, na França. Aos 6 anos, ela ingressou no internato do Convento do Sagrado Coração, dirigido pelas Companheiras Fiéis de Jesus. Ela contribuiu com a economia familiar, estudou datilografia e taquigrafia. Ela chegou a ser contratada por uma companhia de cinema chamada Gaumont, aos 21 anos.

Em 1896, Alice realizou o primeiro filme de sua carreira, chamado “La Fée aux Choux” (A Fada dos Repolhos), com apenas um minuto de duração e mudo, ainda em preto e branco. Ela se tornou, um ano depois, a chefe de produção cinematográfica de Gaumont.

Filme sobre Jesus

A diretora Alice Guy fez um filme sobre Jesus, em 1906, chamado “La vie du Christ” (A Vida de Jesus). O longa-metragem foi lançado em 1906 e teve cerca de 300 atores e 25 cenários diferentes. Ele encenou a vida de Jesus desde seu nascimento até a ressurreição.

Após sua produção prodigiosa na primeira década do século XX, Alice Guy se mudou para os Estados Unidos e lançou a Solax, um estúdio em Nova Jersey. No entanto, por causa do início da Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, interrompeu o avanço de sua empresa, que faliu, posteriormente.

Embora ela não seja tão conhecida, Alice é lembrada como a primeira diretora do cinema e católica, sendo a única a dirigir um filme sobre Jesus Cristo até quando se há registros.

Para ficar por dentro de tudo que é novidade no cinema e na TV, acompanhe o Critical Room nas redes sociais, seguindo nosso InstagramFacebookTwitter e no Google Notícias.

Gabriel Rodrigues Silveira http://critical-room.com/

Navego pelas águas misteriosas deste belo mundo do cinema, e procuro estabelecer todo o conteúdo possível, e mostrar os gostos de um jovem jornalista aspirante a cinéfilo. Mas, se perder a confiança em mim, confie nos outros integrantes do site.

Leia também