
Longa será preservado na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
O aclamado Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, será mais um dos 24 filmes que serão preservados na Biblioteca do Congresso dos EUA, pela National Film Registry (Registro Nacional de Filmes) neste ano. O público pode nomear até 50 filmes por pessoa, e um conselho irá definir quais obras cinematográficas irão fazer parte, sendo eles culturalmente, historicamente e esteticamente definidos.
A cada ano, de acordo com a Lei de Preservação de Filmes, a Biblioteca do Congresso tem que adicionar 25 filmes ao National Film Registry. Em suas novas adições, estão Shrek, Laranja Mecânica, Cavaleiro das Trevas, Grease, Guerra ao Terror e vários outros, vindo desde 1913. Nessa nova remessa, nove filmes são dirigidos por mulheres e sete por negros, para que futuras gerações percebam que o cinema começou a ficar ainda mais inclusivo em poucas décadas atrás.
“O National Film Registry é um importante registro da história, cultura e criatividade americanas, capturado por meio de uma das grandes formas de arte americanas, nossa experiência cinematográfica”, disse a bibliotecária do Congresso Carla Hayden. “Com a inclusão de diversos cineastas, não estamos tentando estabelecer recordes, mas sim endireitar o registro, destacando as contribuições surpreendentes que mulheres e pessoas de cor têm feito para o cinema americano, apesar de enfrentar obstáculos muitas vezes esmagadores.”
Batman: O Cavaleiro das Trevas não é o primeiro filme de quadrinhos a estar no registro da Biblioteca do Congresso. O clássico Superman: O Filme (1978), de Richard Donner, com o eterno e brilhante Christopher Reeve, foi o primeiro filme baseado em quadrinhos a integrar o National Film Registry. Para a época, o filme revolucionou em efeitos visuais, tendo uma trilha sonora marcante, sendo indicado para o Oscar de 1979, o primeiro filme de um herói que foi ao Oscar. E para o século seguinte, Cavaleiro das Trevas, com Christopher Nolan no comando e Christian Bale no papel, mudou para sempre os filmes de heróis e o Oscar.
Sendo o primeiro longa de um herói a alcançar o bilhão, recebendo oito indicações ao Oscar de 2009, vencendo em Melhor Edição de Som e por Melhor Ator Coadjuvante, sendo Heath Ledger o premiado, pela brilhante interpretação do Coringa.
“Esta não é apenas uma grande honra para todos nós que trabalhamos em ‘O Cavaleiro das Trevas’, mas também uma homenagem a todos os artistas e escritores incríveis que trabalharam na grande mitologia do Batman ao longo das décadas”, disse Christopher Nolan.
Com certeza, uma adição muito merecida de um filme que revolucionou a indústria de heróis e alavancou ainda mais grandes produções.
Quer receber mais conteúdos como este? Nos ajude a manter o site sempre atualizado!
Fazer uma contribuição uma única vez
Fazer uma contribuição mensal
Fazer uma contribuição anual
Escolha um valor:
Ou digite um valor personalizado:
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
ContribuirContribuirContribuir