
Pelé era conhecido como O Rei do Futebol.
Nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, faleceu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O ex-jogador tratava de um câncer de cólon há algum tempo, e recebeu homenagens da Seleção Brasileira na Copa do Catar.
Com mais de 1000 gols na carreira, três Copas do Mundos, vários outros no Santos e uma carreira vitoriosa, Pelé é considerado o maior e melhor jogador brasileiro, e um dos maiores do mundo – ou mesmo, o maior.
Mesmo que fosse um jogador, ele chegou até mesmo a parar uma guerra por dois dias na Nigéria, em 1969. Enquanto era um craque de futebol, Pelé chegou a ganhar filmes, documentários, e também participou de alguns deles.
Confira abaixo uma lista com as principais produções que tiveram a participação de Pelé, ou mencionaram ou contaram sua história.
O Rei Pelé (1962)
O roteiro feito por Nelson Rodrigues e Benedito Ruy Barbosa, o filme foi dirigido por Carlos Hugo Christensen e estreou mundialmente em 1962.
Família Trapo (1967)
O jogador fez uma participação especial em um dos episódios do programa humorístico Família Trapo, em 1967. Na história do episódio, Ronald Golias, o Bronco, fica bravo ao ser substituído por Pelé em seu time de futebol.
Os Estranhos (1969)
A novela Os Estranhos, de 1969, da TV Excelsior, tinha como tema a chegada de extraterrestres na Terra. Pelé interpretou Plínio Pompeu, um escritor que vivia em uma ilha, por onde chegavam os visitantes.
O Barão Otelo no Barato dos Bilhões (1971)
Filme estrelado por Grande Otelo, em que Pelé interpreta o Dr. Arantes, dono de um banco para quem o protagonista pede dinheiro emprestado.
A Marcha (1972)
A Marcha se passa alguns anos antes da abolição da escravidão no país, que aconteceu em 1888. Pelé é Chico Bondade, um dos protagonistas, ao lado de Boaventura, interpretado por Paulo Goulart. Ex-escravizado alforriado, ele lidera uma marcha para lutar contra a escravidão.
Chaves (1979)
No episódio “Vamos ao Cinema”, Pelé é mencionado por Chaves algumas vezes na dublagem brasileira, no meme que ficou eternizado “era melhor ter ido ver o filme do Pelé”.
Os Trombadinhas (1980)
Em Os Trombadinhas, de 1980, Pelé o interpreta, mas como técnico das categorias de base do Santos. Inconformado com a situação dos garotos carentes e abandonados, ele usa seu sucesso e prestígio para mudar esta situação e melhorar a vida das crianças.
Fuga para a Vitória (1981)
Um elenco que reúne Pelé e Bobby Moore, ex-jogador da Inglaterra de 1966, bem como os astros Michael Caine e Sylvester Stallone, tinha tudo para dar certo.
“Uma partida de futebol entre jogadores alemães e prisioneiros de guerra, orquestrada para promover o Terceiro Reich, logo se transforma em uma oportunidade de fuga para toda a equipe dos aliados.”
A Vitória do Mais Fraco (1983)
Novamente como Pelé, em 1983, no filme A Vitória do Mais Fraco, de Terrell Tannen, o jogador é um treinador de um grupo de crianças órfãs que tentam salvar o orfanato em que vivem.
Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986)
Com Renato Aragão e companhia, Pelé estrela Os Trapalhões e o Rei do Futebol em 1986.
“Cardeal, Elvis, Fumê e Tremoço trabalham no Independência Futebol Clube. Devido às disputas de poder, o técnico da equipe é demitido. Por acidente, o escolhido para assumir o cargo é Cardeal e o time começa a vencer seus jogos.”
Pelé: O Nascimento de uma Lenda (2016)
O filme mais recente sobre a vida de Pelé foi Pelé: O Nascimento de uma Lenda. O longa acompanha o ex-jogador desde jovem até se tornar um fenômeno no Santos.
“Com apenas 17 anos, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, conduz o Brasil na campanha do título da Copa do Mundo de 1958.”
Pelé (2021)
Com apenas o nome de Pelé, o documentário da Netflix reúne ex-jogadores como Zagallo e Rivellino, e mostra a vida do craque brasileiro que fez o mundo se encantar por seu futebol.
“Tendo como pano de fundo uma era turbulenta da história do Brasil, este documentário mostra a trajetória extraordinária de Pelé, de jovem craque a herói nacional.”