
Reprodução: Rocksteady
Dos games aos filmes, as cinco melhores fora das HQs.
Hoje é Batman Day, dia comemorado pelos fãs desde 2014, após ter sido criado na San Diego Comic-Con. A DC vem promovendo diversos eventos neste dia, como exposições, quadrinhos digitais gratuitos e maratonas de filmes em canais fechados.
Pensando nisso, o Critical Room reuniu uma lista da cinco melhores versões do Batman fora dos quadrinhos.
5. The Batman – Robert Pattinson
A versão de Matt Reeves para com o Batman, no filme The Batman, é uma das mais bem construídas dos últimos anos. Desde os filmes dirigidos por Christopher Nolan, o Morcego não possuía uma representação que fazia jus ao seu nome nos cinemas.
No filme de 2022, essa versão tem como inspiração vários quadrinhos, como Batman Ego ou Terra de Ninguém, além dos jogos da Teltalle e da saga Arkham. Há presença forte do lado detetive do herói, bem como o uso do sombrio, ou mesmo ele próprio construindo os equipamentos junto de Alfred.
4. Liga da Justiça: A Legião do Mal – Kevin Conroy
Este Batman é mais que um simples herói. Ele também se tornou um inimigo para a própria Liga da Justiça e para si. Experiente, e sabendo que a equipe de heróis é poderosa demais, Bruce constrói planos para neutralizar seus aliados, mas que são modificados por Vandal Savage.
Diferentemente do quadrinho que inspirou a animação, Torre de Babel, o Cavaleiro das Trevas deixa a Liga da Justiça por vontade própria após ver seus planos quase matarem seus aliados. É a partir deste momento que o público vê que o herói foi justo consigo e com os outros.
3. Batman: The Telltale Series – Troy Baker
Dublado por Troy Baker, o Batman dos jogos da Teltalle é mais do que um simples protagonista. O primeiro jogo consegue explorar suas perdas e sentimentos ao descobrir que seu pai era um criminoso de alta categoria, assim como Carmine Falcone. O sobrenome Wayne ficou manchado, e Bruce viu que ser o Batman era mais do que uma missão: era sua vida.
Já no segundo, o Batman está determinado em salvar Gotham todas as noites, e se vê encurralado por vários inimigos como Charada, Bane e Arlequina. No game, é preciso que o jogador use a inteligência na escolha das ações, desde uso de aparelhos de alta tecnologia até a escolha de falas. Essa versão utiliza muito do lado detetive do herói, o que fica ainda mais explícito que é sempre preciso que ele seja um super investigador nos cinemas.
2. Batman: A Série Animada – Kevin Conroy
Deixar a versão da série animada de fora seria um crime. O dublador Kevin Conroy, que faleceu no ano passado, entregou a melhor voz do personagem em toda a sua história. Por conta de sua voz, o Batman da animação era tão assustador quanto qualquer outro já mostrado na época.
Inteligente para usar disfarces ou decifrar charadas, essa versão é memorável para todos, e pode dizer que definiu o Batman nos anos seguintes. Não à toa que foi utilizada para as séries As Novas Aventuras do Batman, Liga da Justiça, Liga da Justiça: Sem Limites, Super-Choque e Batman do Futuro; além de ganhar até mesmo alguns filmes solos. Qualquer fã do herói tem essa versão como uma de suas favoritas.
1. Batman: Arkham – Kevin Conroy
Com cinco jogos em consoles da velha e nova geração, a saga Batman: Arkham redefiniu o personagem para sempre. Zack Snyder e Matt Reeves já utilizaram alguns dos métodos dos games para mostrar isso em tela, como a questão das lutas. Mas não só isso. O lado de investigação e esperteza desta versão foi inspiração para Reeves.
O Batman dos jogos Arkham usa todos os elementos do personagem nos quadrinhos, filmes e animações. A construção, desde sua origem até aposentadoria é muito satisfatória, sem deixar brechas em uma franquia bem desenvolvida. Não é nenhum pouco difícil pensar que essa seria a melhor versão do Cruzado Encapuzado fora dos quadrinhos.
Para ficar por dentro de tudo que é novidade no cinema e na TV, acompanhe o Critical Room nas redes sociais, seguindo nosso Instagram, Facebook, Twitter e no Google Notícias.