
Entenda sobre o mangá que trabalha o futebol de maneira inusitada.
Para as pessoas que acompanham o nicho de mangás voltados para esportes sabe muito bem como funciona, mangás de esporte tem quase que um esqueleto formado para a estrutura da história, com os mesmos clichês, amizade, superação e esforço e acima de tudo, trabalho em equipe.
Isso fica mais evidente quando tratamos de mangás de futebol já que o trabalho em equipe e se dar bem seus companheiros é fundamental. Mangás como: Super Onze, Capitão Tsubasa e Aoshi trabalham bem esses aspectos.
Mas e se existisse um mangá de futebol com uma filosofia individualista, onde ser o melhor é tudo o que importa, onde na verdade, o futebol é só uma questão de ego. Parece estranho não? Mas sim, esse mangá existe. Então vamos entender Blue Lock, o mangá onde o ego é tudo o que importa.
Afinal, do que se trata Blue Lock?
Blue Lock é um mangá escrito por Muneyuki Kaneshiro e ilustrado por Yusuke Nomura e na história acompanhamos o atacante Yoichi Isagi que joga em um time escolar. Após perder uma partida por tocar a bola ao invés de fazer o gol da vitória, se sente frustrados, mas o futebol é um jogo de 11 pessoas e para ele, isso não é um problema apesar de ser frustrante.
Após a partida, Isagi recebe uma correspondência para um treino para melhorar a sua performance e ao chegar no local com vários outros jovens. O palestrante Ego Jinpachi anuncia a todos que estão presentes que aquele lugar iria formar o melhor atacante do mundo após a derrota do Japão na última copa do mundo, e que todos devem aflorar o seu ego, afinal para ele futebol não só um jogo com 11 pessoas, mas sim uma disputa de ego. Isagi se sente animado e parte para a estrutura que irá trazer o melhor atacante do mundo, chamada de Blue Lock.
O que torna Blue Lock tão bom?
Blue Lock é acima de tudo, um mangá com personalidade, as ilustrações de Yusuke Nomura trazem a tona algo mais feroz no momento dos jogos, transportando a vontade de vencer dos personagens com uma chama negra durante as partidas, no momento em que o ego dos jogadores domina e tudo que importa é marcar um gol.
Outra coisa que diferencia Blue Lock dos demais mangás de futebol, é a dinâmica rápida dentro da história, pela trama ser uma competição em formato de Battle Royale para ver quem será o melhor atacante. Alguns deles são naturalmente eliminados, então os personagens nunca estão parados e estão sempre interagindo com personagens novos e jogando contra ex-companheiros de time, tornando tudo mais dinâmico.
A relação dos personagens também é muito interessante, todos são egoístas e estão sempre tentando impor a sua verdade sobre a dos outros, mas isso não torna os personagens detestáveis, e sim mais interessantes. Apesar de ter essa filosofia individualista, na maioria das situações, os personagens tem que coordenar como um time, mas nunca deixando de lado o seus sonhos de ser o melhor atacante do mundo, então todos os personagens costumam usar uns aos outros como escada para criar jogadas de tirar o fôlego.
Afinal, por que Blue Lock é uma leitura necessária para os fãs de mangás de esporte?
Ser original no mundo dos mangás não é uma tarefa fácil. A indústria é grande e muitas pessoas já criaram obras com personalidade, tornando muitas obras bem medíocres. Mas ao meu ver, Blue Lock é uma joia no meio da mesmice dos mangás de esporte. É uma obra que trata o futebol de uma maneira totalmente nova, além de ser extremamente imersivo.
Você teme pelo destino dos personagens, e fica contente por suas conquistas, além de vibrar como se tivesse em um estádio assistindo um jogo real. Então se você procura um mangá cativante, com bons personagens, uma narrativa imersiva e uma arte deslumbrante e também quer fugir da mesmice? Então a leitura de Blue Lock é mais que necessária. Em resumo; leia sem medo e vejam como o ego também é importante quando se trata de ser o melhor do mundo.