
Encerramento de jogo para celular de curta duração no estilo Pokemon GO acontece em breve.
The Witcher: Monster Slayer está sendo encerrado. A Spokko, subsidiária da CD Projekt Red, anunciou ao mesmo tempo em que compartilhou seu roteiro detalhado para encerrar o game baseado em localização, que, segundo eles, permanecerá jogável até meados de 2023.
E enquanto o estúdio polonês está fornecendo aos fãs muitas informações, essa reviravolta confirma que seu primeiro projeto sob a égide do CDPR terá uma vida útil bastante curta, mesmo para um spin-off móvel com financiamento modesto. Ou seja, The Witcher: Monster Slayer foi lançado apenas em julho de 2021 e agora deve se tornar impossível de jogar antes de seu aniversário de dois anos.
O título já estava em desenvolvimento quando a CDPR decidiu adquirir a Spokko em 2018, de acordo com o anúncio conjunto da mudança de propriedade. Em um mundo pós-pandêmico, no entanto, outro jogo de geolocalização no estilo Pokémon GO provou ser difícil de vender.
De acordo com os dados da Google Play Store, The Witcher: Monster Slayer acumulou entre um e cinco milhões de downloads do Android em seus primeiros 17 meses e atualmente tem uma classificação de 2,9 estrelas com base em mais de 73.000 avaliações. A App Store da Apple não fornece mais estimativas de download público, mas o fato de a versão iOS do jogo ter apenas algumas dezenas de avaliações de usuários sugere que não tem sido tão popular entre o público do iPhone.
Spokko está retirando The Witcher: Monster Slayer de ambas as lojas de aplicativos em 31 de janeiro de 2023, que também é a data em que todas as compras no jogo serão removidas como resultado direto dos cancelamentos. Qualquer pessoa que baixar The Witcher: Monster Slayer antes de fevereiro ainda poderá jogá-lo até 30 de junho de 2023, quando Spokko planeja desligar o último de seus servidores.
A decisão de encerrar The Witcher: Monster Slayer decorre do fato de que o jogo não atingiu as “expectativas de negócios” do desenvolvedor, de acordo com a página de suporte da empresa dedicada ao desligamento.
Assim que o estúdio terminar de cortar suas perdas, ele será absorvido por seu parente, o que significa que seu primeiro jogo como parte da família CDPR também será o último.
Parte da equipe terá oportunidades em outros projetos, mas embora a CDPR tenha anunciado recentemente meia dúzia de títulos, incluindo uma nova trilogia Witcher e um remake de The Witcher de 2007, Spokko ainda está planejando demissões após a reestruturação.
Essa reviravolta está longe de ser atípica, pois esse tipo de fusão geralmente leva a demissões, geralmente em funções não relacionadas à engenharia, como marketing e RH.
Este desenvolvimento marca o início da mudança do CDPR de títulos para celular, que também resultou no anúncio de ontem do fim do suporte para Gwent: The Witcher Card Game, embora esse título também tenha sido lançado no PC, com o estúdio prometendo mantê-lo online por anos para venha.
A mudança de estratégia foi detalhada como parte de seus últimos resultados financeiros, que revelaram o melhor trimestre da história da CDPR, portanto, do ponto de vista do investidor, a empresa está ostensivamente no caminho certo com sua decisão de dobrar os projetos AAA.
The Witcher: Monster Slayer está disponível para download em dispositivos Android e iOS até 31 de janeiro de 2023. Os servidores do jogo serão encerrados em 30 de junho de 2023.