Entrevista com a artista conceitual e ilustradora da Marvel Studios, Mushk Rizvi [Exclusivo]

Artista trabalhou recentemente em Ms. Marvel.


A Marvel Studios possui diversos artistas e ilustradores pelo mundo, mostrando que apoia a diversidade de culturas na empresa. E uma delas, Mushk Rizvi, é o destaque da entrevista.

Rizvi é uma artista conceitual e ilustradora na Marvel, tendo trabalhado na Tecent Games, Riot Games, dentre outras empresas. Natural de Karachi, no Paquistão, a ilustradora é muçulmana, e uma grande fã de Final Fantasy e animes. 

Através do Instagram, me apresentei como repórter do Critical Room, visando realizar uma matéria sobre os rostos por trás da arte, destacando artistas estrangeiros e de preferência de países de terceiro mundo, onde trabalham em grandes produções.


C.R: Você poderia se apresentar brevemente, destacando sua formação e o que você faz como profissional? Enfatizando esses dois pontos em sua vida?

Mushk Rizvi: Eu sou de Karachi, Paquistão. Ao contrário da maioria dos artistas, comecei a desenhar tardiamente. Foi meu amor por videogames e anime que me levou a fazer a grande mudança para a área da baía. Lá frequentei a Academia de Artes de São Francisco. Inglês não é minha primeira língua, então foi muito difícil passar pela escola, pois às vezes eu não entendia o que o professor estava dizendo, mas fiz o meu melhor e trabalhei muito duro para fazer o melhor que posso e, eventualmente, isso me rendeu um estagiário na indústria profissional que deu início à minha carreira.

Como profissional, me concentro principalmente em fazer arte conceitual de personagens e ilustrações para videogames e filmes. Atualmente trabalhando nos estúdios da Marvel eu recebo muitas coisas divertidas. Eu exploro diferentes aspectos de um personagem, também pode variar de estilo às vezes.

Sua experiência na Marvel?

A parte divertida de trabalhar na Marvel é que você nunca saberá no que vai trabalhar em seguida, o gênero/tema muda bastante. Embora isso seja assustador, também me dá um novo terreno para aprender coisas novas.

Como é o seu processo criativo? Você trabalhou para diferentes empresas com diferentes requisitos e clientes de variados grupos de foco. Como trazer sua bagagem cultural e influências na hora de criar sua arte?

Meu processo criativo muda de tempos em tempos, ou com base em requisitos e restrições de tempo, mas geralmente trabalho em três etapas principais: “pesquisa/referência de filmagem”, “iterações” e “execução da ideia/imagem final”. Acho que esse processo é o que a maioria dos artistas usa. Todas essas etapas têm outras etapas dentro delas, com as quais ainda luto, pois continuo encontrando novas maneiras de abordar certas coisas ou restabelecer algumas das minhas antigas maneiras de usar antes.

Eu não trabalhei em muitos projetos que exigiriam formação cultural. A maioria dos lugares em que trabalhei trouxe minhas influências de anime e videogame neles. Não foi até que eu trabalhei em Ms. Marvel que eu comecei a usar muitas das minhas influências culturais. Foi um projeto empolgante e, para ser honesta, nunca pensei que usaria minhas influências culturais em qualquer lugar, mas você sabe o que eles dizem, nunca diga nunca.

Como é ver sua arte, idealizada por você, ser transformada em realidade? Ter seus projetos e conceitos aplicados de forma realista com atores ou outros aspectos?

Acho que gosto de ver a reação das pessoas a isso, e fico feliz quando as pessoas gostam, mas no final acho que associo principalmente a obra de arte com a experiência que passei enquanto trabalhava nela, então, embora seja legal, também não se esqueça do trabalho árduo e do suor que foi necessário para isso. É sempre divertido ver como meu design e arte são traduzidos para os shows, acho que sou gratA por fazer parte desse processo e isso me deixa muito humilde.

Você atingiu um nível de indústria invejável e desejável, esta é sua conquista final ou existem outras ambições?

Acho que quando comecei a fazer arte meu objetivo inicial era trabalhar com Square Soft ou Square Enix, possivelmente em um jogo Final Fantasy, espero que ainda aconteça um dia, pois esse videogame é minha infância e muito querido para mim. Fico feliz que você pense que atingi um nível invejável, mas nunca me sinto assim sobre onde estou. Eu sempre sinto que há uma maneira de melhorar ainda mais e passar para o próximo nível tecnicamente. A Marvel definitivamente me dá esse terreno para cobrir e melhorar, embora esteja em um ritmo muito rápido. os tempos de retorno podem ser muito rápidos e você ainda precisa manter os pés no chão. 

Qual é o seu recado para os brasileiros que querem entrar nessa indústria, viver do seu ofício e se tornar um profissional respeitado na área?

A mensagem para quem está tentando entrar nessa indústria é que realmente ama o que faz. Fica muito difícil lá fora, então certifique-se antes de entrar na indústria de trabalhar muito bem suas fundações. Como eu disse anteriormente, o tempo de resposta, especialmente no filme, é muito rápido. Eles pedem algo para ser entregue no dia seguinte ou no final do dia. As coisas podem ficar estressantes muito rápido, a menos que seus fundamentos no que você faz sejam muito fortes. Espero que isto ajude.


Você pode acessar o portfólio da artista clicando aqui. Acompanhe também as publicações da ilustradora no Instagram

A entrevista foi editada para maior extensão e clareza.

Anúncios

Leia também