
Reprodução: Universal Pictures
Aviso: Crítica sem spoilers!
O novo filme de Gerard Johnstone que sabe balancear a comédia e suspense.
Dirigido por Gerard Johnstone e produzido pelo aclamado James Wan, M3GAN é o novo filme de terror que promete trazer um novo conceito para brinquedos assassinos no cinema. Na trama, acompanhamos Gemma (Allison Williams), uma programadora e desenvolvedora que trabalha em uma empresa de brinquedos e passa a ter que cuidar de sua sobrinha Cady (Violet McGraw), uma garotinha que perdeu os pais em um acidente de carro.
Gemma é muito ambiciosa com sua carreira profissional, o que acaba conflitando com a responsabilidade de criar sua sobrinha sozinha, então vê uma oportunidade de testar seu mais novo protótipo de brinquedo tecnológico: Megan. Uma boneca cujo tem a função de cuidar, educar e entreter o seu principal usuário. Após ganhar a boneca de presente de sua tia, Cady cria um laço emocional muito forte com o protótipo, que acaba criando suas próprias definições e metodologias de proteção, como o assassinato e a trapaça.
A trama é muito feliz em sua proposta, sabendo mesclar a comédia com o suspense e a tensão em momentos cruciais pra narrativa graças a direção competente. O filme se trata de uma história simples de terror popular, mas que nos traz também reflexões envolvendo a substituição de interações e laços reais por aparelhos tecnológicos, e o grande controle que estes tem sobre nosso dia a dia.
Através de diálogos simples, M3GAN nos apresenta todas as pautas e críticas que se propõe a fazer. O filme evita ao máximo ser gráfico e expositivo se tratando das mortes e violência, que inclusive, não é abundante durante a trama, o que pode ser frustrante pra quem busca um terror slasher com sangue jorrando pra todos os lados. M3GAN se satisfaz em trabalhar o suspense e nos deixa imaginar a parte gráfica de cenas que beiram à tosquice, mas que se encaixam bem à proposta do filme.
O elenco não deixa a desejar, entretanto não tem grandes destaques. A atriz mirim Violet McGraw consegue transmitir emoções intensas em alguns momentos em que o diálogo é necessário. Em contrapartida, tem dificuldade em expressar feições emotivas. Amie Donald faz um ótimo trabalho interpretando a boneca em cenas de movimento, e nos faz acreditar que é realmente um robô em cena.
Em aspectos técnicos, o filme é bem satisfatório, com um roteiro linear e direção competente. A direção de arte faz um bom trabalho com os cenários modernos e a ambientação mais tecnológica.
Veredito
M3GAN é um filme de terror divertido e interessante, que aborda temas modernos em uma trama simples e familiar sem se sustentar no gore.
7/10.