
Reprodução: Lucasfilm
Clássico dos anos 80 ainda continua sendo uma obra prima.
No começo dos anos 80, Hollywood estava a todo vapor, diversos diretores novos estavam chegando e com eles o começo da era blockbuster. Depois do enorme sucesso de Star Wars – Uma Nova Esperança, George Lucas junto com seu amigo Steven Spielberg uniram forças para criar um novo projeto, que seria uma homenagem aos seriados de aventura dos anos 30/40.
Com Spielberg na direção e Lucas na produção e roteiro, Os Caçadores da Arca Perdida acompanha o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford), que além do trabalho como professor universitário também se aventura pelos mais longínquos pontos do planeta à procura de relíquias raras de civilizações antigas.
Após retornar de uma expedição na América do Sul, Jones recebe a notícia de que o exército alemão está atrás da Arca da Aliança, que segundo escrituras bíblicas guardaria as pedras dos Dez Mandamentos revelados por Deus a Moisés. Como a lenda diz que o artefato proporciona poderes inimagináveis ao exército que o possuir, o governo dos EUA contrata Jones para encontrar a Arca antes que ela caia nas mãos de Hitler.
O roteiro de Lucas e a direção de Spielberg são um deleite, trazendo sequências incríveis de ação e aventura, e isso já é mostrado logo em sua sequência inicial, com a emblemática cena de Indiana fugindo da esfera de pedra. A habilidade do diretor em conduzir cenas de tensão, de ação e de comédia são um dos grandes triunfos do longa, que nunca perde o seu ritimo.
Além das ótimas cenas, a caracterização dos atores, as paisagens inseridas e a magistral trilha sonora de John Williams complementam e enriquecem ainda mais cada momento do longa. Harrison Ford é o Indiana Jones Perfeito, o ator transborda carisma e acerta em timing cômico, com uma dose cínica e ranzinza. Estes traços fazem com que a química com Karen Allen funcione muito bem, além de gerar momentos hilários como o Indy sacando o revólver para uma luta contra um espadachim.
Com todos esses elementos balanceados, Os Caçadores da Arca Perdida se tornou um dos maiores sucessos do cinema mundial, concorrendo a oito Oscars e levando quatro estatuetas, e iniciando assim uma franquia milionária.
Veredito
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, mesmo anos depois ainda continua sendo uma experiência prazerosa. Mesmo com seus efeitos especiais um pouco datados, o filme consegue ser cativante não só por causa de suas ótimas cenas de ação e aventura, mas também por introduzir um dos maiores personagens da cultura pop de todos os tempos.
10/10.