
Reprodução: Disney
Aviso: Crítica sem spoilers!
Nova animação da Pixar diverte ao mostrar que elementos podem se misturar.
Quando você vai ver uma nova animação da Pixar, você já espera algumas coisas: uma animação visualmente linda e alguma grande lição de moral para te fazer chorar no final da sessão. Mas a recente onda de lançamentos do estúdio pareciam não estar em seu total potencial, mas Elementos chega para mudar isso e virar a chave da Pixar.
Elementos é ambientada na Cidade Elemento, onde vivem diferentes tipos de seres, formados por água, terra, ar e fogo. Porém, esse último grupo ainda não está totalmente integrado à sociedade local. Nesse contexto, temos Faísca, uma temperamental e inteligente filha de imigrantes orgulhosos de sua loja na área frequentada pelos seres de fogo. O pai da jovem sempre sonhou que a protagonista siga com o trabalho da família – que não tenta se aventurar pelo centro da cidade.
Tudo muda quando um acidente coloca Faísca diante de Gota, um ser formado por água, que acaba colocando o futuro da loja de seu pai em perigo. Gota decide ajudá-la numa missão de salvar esse negócio e, consequentemente, evitar algo que destrua as vidas dos moradores de fogo.
A história por trás da animação é totalmente inspirada em situações de imigrantes. Desde a primeira cena, podemos ver como a animação é uma representação sobre a imigração e o preconceito que as pessoas sofrem todos os dias por ter uma aparência ou ser de um lugar diferente dos outros. Nessa questão, algumas metáforas acertam em cheio, apesar de estarem cercadas de diversos trocadilhos e piadas para atrair a atenção das crianças.
Outro ponto muito bem trabalhado no filme é a sua animação, a Cidade Elemento é deslumbrante, contendo distritos para cada tipo de ser. Os detalhes em cada personagem é muito bem trabalhado, principalmente em Faísca e Gota.
O mundo criado por Elementos lembra bastante o de Zootopia, que também carregava a mensagem sobre preconceito e aceitação. Porém, a animação da Disney leva vantagem por mostrar mais de seu mundo e seus personagens, Elementos é muito focado apenas em Fogo e Água, dando muito pouco espaço para os seres de Terra e Ar, sendo usados apenas para algumas piadinhas.
Porém, o maior charme de Elementos está em sua dupla de protagonistas e seu romance, Faísca e Gota são personagens extremamente cativantes, cada um tendo o seu jeito próprio de ser. Faísca é totalmente esquentadinha, enquanto Gota é totalmente sentimental. Mesmo sendo oposto um do outro, os dois não conseguem negar a conexão criada entre eles.
Porém, é uma pena que o filme foque tanto na sua dupla principal e esqueça de mostrar mais da Cidade Elemento e de seus personagens secundários.
Veredito
Elementos é um ótimo filme de comédia romântica com mensagens sobre aceitação e preconceito. Tendo uma dupla de personagens totalmente cativantes, e um mundo deslumbrante, a nova animação certamente é uma das melhores da nova era da Pixar.
8/10.