
Reprodução: Paramount Pictures
Aviso: Crítica sem spoilers!
Carismático grupo de heróis está de volta em nova animação.
As Tartarugas Ninja já está há bastante tempo presente na cultura pop, seja em filmes, desenhos, jogos, quadrinhos etc. Mas sempre ficou a impressão de que o potencial da história e seus personagens nunca foi totalmente desenvolvido, isso muda com o lançamento de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, nova animação que traz um frescor novo para a franquia sem perder o charme.
A história acompanha os quatro irmãos, Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael tentando encontrar seu lugar no mundo, onde sempre foram ensinados que se saírem dos esgotos, enfrentariam o ódio dos humanos por serem diferentes. Isso muda quando encontram April, uma jovem jornalista que logo se junta ao grupo. Juntos, eles terão que enfrentar um novo inimigo que ameaça toda a cidade.
O longa acerta em cheio ao trazer os personagens em uma pegada mais Teen, não apenas para desenvolver os traumas e medos a qual todo adolescente passa, mas também para ser algo mais leve, divertido e atual. A trama consegue ser bem dinâmica, com um timing cômico acertado, principalmente entre o quarteto de irmãos, que esbanjam carisma ao longo do filme
O filme é recheado de referências a cultura pop, que vão desde Marvel Studios até animes. Mesmo sendo uma animação leve, o longa consegue passar mensagens valiosas sobre amizade, irmandade e aceitação. E para quem for ver o filme dublado, espere uma ótima dublagem, com até algumas referências brasileiras.
O único ponto fraco do filme está em não trabalhar muito seus personagens secundários, apenas raspando de leve em suas histórias, que talvez merecessem ganhar mais um pouco de atenção, principalmente no arco de April O’Neil e do Mestre Splinter.
O design de animação é primoroso, muito influenciada por Homem Aranha no Aranhaverso, seja nas técnicas de animação a mão, com muitos borrões, contornos e rabiscos a uma animação 3D que também é muito bem feita.
Veredito
As Tartaruga Ninja: Caos Mutante é um alivio para a franquia que já estava um pouco desgastada, e já é facilmente a melhor obra já feita no universo das Tartarugas Ninja. Seja pelos quatro personagens cativantes ou a animação muito bem feita, vale com certeza dar uma conferida e mergulhar nesse caos mutante.
8/10.