
Reprodução: HBO Max
A série é estrelada por Bill Hader.
A emissora HBO está repleta de séries incríveis no seu catálogo e foi o canal de TV pioneiro por fazer séries com narrativas ousadas, estilo cinematográfico, grande custo de produção, etc. Não é à toa que até hoje ela é referência na indústria por trazer The Wire, A Família Soprano, Oz, Anjos da América, True Detective, e claro, Game of Thrones ao mundo. A HBO relembrou que a televisão ainda é um lugar para boas histórias.
O CR decidiu fazer esse artigo de indicação para falar sobre uma série da HBO está se destacando bastante ultimamente que é Barry, mas porque essa série é tão aclamada? Pois iremos discutir esse motivo. Não se preocupem esse artigo não tem nenhum spoiler da série.

Criada por Alec Berg e Bill Hader e lançada em 25 de março de 2018, a série Barry acompanha a história de Barry Berkman (Bill Hader), um assassino de aluguel que sai da região Centro-Oeste dos Estados Unidos e vai até Los Angeles, a fim de matar uma pessoa específica, mas passa a ter aulas de teatro.
Barry tem a proposta de ser uma jornada tragicômica desse personagem, portanto, o que consiste uma tragicomédia? É um subgênero teatral que altera ou mistura comédia, tragédia, farsa e melodrama. Sua origem tem mais profundidade quando o Plauto usou a palavra para descrever o humor de Mercúrio, na sua obra anfitrião. Então Plauto acabou definindo o conceito desse gênero híbrido, composto por comédia e tragédia. Isso acaba ganhando mais impacto na série, pois é uma jornada que acompanhamos um assassino tentando ser um ator.
A série navega em dois mundos: o mundo da indústria teatral e o mundo na cabeça perturbada de Barry Berkman, são duas coisas que se unem nessa narrativa tragicômica, e acompanhar o psicológico do personagem é um dos melhores aspectos da série, apenas o olhar do personagem já diz tudo sem precisar está escrito. Quando o seriado mergulha para explorar as superfícies de um ator tentando ganhar seu espaço em Hollywood, o seriado brilha por fazer críticas duras de como a indústria pode iludir as pessoas com falsas promessas, mas claro carregado por um humor genial.
Bill Hader tem uma atuação excelentíssima por conseguir demonstrar as facetas complexas do Barry Berkman e o elenco de apoio não fica atrás, porque todos têm seus próprios arcos individuais e são sensacionais. Sarah Goldberg (O Relatório), Anthony Carrigan (Gotham) e Henry Winkler (Dias Felizes) são os exemplos disso, pois seus personagens têm uma evolução tão boa que é difícil de acreditar.
A direção da série é minimalista. O seriado sempre têm vários eventos acontecendo simultaneamente, portanto a direção consegue transmitir isso de um jeito simples sem parecer cansativo. Hader e Berg dirigiram diversos episódios do seriado, mas a HBO e os produtores dão espaço para outras pessoas mostrar seu talento e o exemplo disso é Hiro Murai, responsável por dirigir dezenas de episódios da aclamada série Atlanta. Então você pode esperar episódios com uma experiência única e uma personalidade registrada.
É uma aventura sem igual assistir essa série, embarque nessa jornada tragicômica de Barry Berkman, não vai se arrepender nessa dica.
As três temporadas de Barry estão disponíveis na HBO Max. A quarta e última temporada já está em produção.