Galadriel acabou destacando isso.
A série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder mostrou como os elfos podem cair na escuridão, e Galadriel é o maior exemplo que temos na obra de que isso é sim possível.
JRR Tolkien queria que originalmente, todos os orcs fossem na verdade elfos caídos ideia chegou até ao rascunho de O Silmarillion, que foi publicado por seu filho Christopher após sua morte. A ideia acabou abandonando a ideia posteriormente com Christopher sugerindo que ele o fizesse porque queria enfatizar a nobreza inerente dos elfos.
No entanto, a série quebrou o cânone apresentando Adar, um elfo caído que realmente havia sido quebrado por Sauron. Adar é uma palavra élfica que provavelmente significa “pai”, e a série da Amazon realmente retratou Adar como o criador dos orcs.
Durante uma das reviravoltas da séries, descobrimos que Adar estava operando independentemente de Sauron, operando sob sua própria agenda para o bem dos Orcs que ele governava. Isso, naturalmente, levanta a questão perturbadora de como um elfo pode realmente cair.
Como Galadriel nos mostrou como um elfo pode cair?
A resposta para essa pergunta está dentro da própria série. Quando Galadriel finalmente descobriu que ela havia sido feita de tola por Sauron, que havia conquistado sua confiança sob o nome de Halbrand. A primeira temporada de Anéis de poder acaba com um confronto entre os dois e Halbrand tenta tentar Galadriel a ficar do lado dele. Ele oferece a Galadriel uma aliança que trará seus próprios objetivos mais nobres, a restauração da Terra-média, se ela apenas concordar com uma aliança. Curiosamente, nada do que Sauron diz nesta cena é exatamente uma mentira.
As anotações de Tolkien realmente confirmam que Sauron estava obcecado em estabelecer a paz na Terra-média durante os acontecimentos da segunda era, mas que com o tempo seu desejo acabou se transformando em um desejo distorcido de controle e poder, e ele tenta Galadriel a seguir o mesmo caminho que ele.
Galadriel é fortemente tentada, mas felizmente acaba resistindo a tentação e Sauron a colocou em um sono encantado para que ela não interfira em seus negócios e impeça a criação do primeiro anel. Mas antes, Sauron escolheu suas palavras com cuidado, afim de apelar para conseguir apelar para o sonho de Galadriel de paz e ordem. Parece que é assim que um elfo pode cair; apelando para, e assim pervertendo, os nobres desejos que estão dentro de seus corações.
Anéis de poder tornou Sauron ainda mais “satânico”
Existem muitos paralelos entre Sauron e o Diabo da fé católica, já que Tolkien era católico. Lúcifer, é um anjo caído e os Maiar são o equivalente a anjos na mitologia de Tolkien, e Sauron é um Maiar caído. Além de quê, Sauron recorre à sutil tentação de influenciar outros para sua causa, assim como Satanás tentou Eva no Jardim do Éden.
Galadriel é a Eva que não caiu, no entanto, pois ela foi capaz de resistir às palavras sedutoras de Sauron – por mais atraentes que possam ter sido. Sem dúvida, isso a coloca como a maior inimiga de Sauron enquanto O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder continua.
+ There are no comments
Add yours