Jogos que inspiraram o filme The Batman

Filme buscou inspirações em várias mídias do Batman.


Não só de quadrinhos e filmes vive o Cavaleiro das Trevas, mas de jogos também. E para muitos fãs, o Batman dos games é tão melhor do que qualquer outra versão já apresentada desde Batman: A Série Animada ou a série animada da Liga da Justiça. Com vários jogos como Batman Vengeance, Batman Begins, os de LEGO, os recentes da Telltale, e os que fazem mais sucesso como os quatro jogos da Saga Arkham, fazem o Cavaleiro das Trevas dominar nos consoles e PCs.

Apesar de não ter nenhum jogo sido lançado nos últimos seis anos, o Batman ainda é o herói da DC que mais possui games. Com Gotham Knights sendo desenvolvido pela WB Montreal, mesmo estúdio de Batman: Arkham Origins, o diretor Matt Reeves não ficou contente apenas em explorar os quadrinhos para The Batman, e incluiu os games para se inspirar.

Com The Batman já tendo estreado, o diretor não poupou referências e se baseando em tudo que há de melhor do Morcego, pegou quatro jogos do Batman para se inspirar.


[Spoilers a partir daqui]

Batman: The Telltale Series

maxresdefault (1)

É inegável dizer que o filme não tem inspiração em um dos mais recentes jogos do Batman. Lançado pela Telltale em 2016, e ganhando uma sequência no ano seguinte, o game explora Bruce Wayne em seu começo de carreira como vigilante, especialmente no ano dois. No entanto, depois de lutar com uma ladra chamada Mulher-Gato, Batman descobre sobre um massacre em uma das docas, e tudo indicava ao mafioso Carmine Falcone. A campanha de Harvey Dent para prefeito de Gotham ainda possuía o apoio de Falcone, que em um primeiro encontro com Bruce, revela ser olhos, ouvidos e fazer a cidade andar como ele bem quer. O único detalhe que Bruce deixou passar despercebido foi quando não soube do passado de seus pais, e teve de descobrir por Falcone enquanto atuava como Batman.

No jogo, Thomas Wayne se tornou um criminoso e acabou tomando a propriedade dos Cobblepots, sendo Bruce o grande alvo de Lady Arkham. O assassinato de Thomas e Martha Wayne ainda fora encomendado, e no próprio filme, esta questão fica em aberto, podendo ser um simples roubou ou encomendado por Falcone – talvez o próprio Sal Maroni.

Reeves se espelhou bastante na trama do jogo para construir o passado da família Wayne. Um passado marcado por um crime, mas de forma indireta, bem como no game. No longa, Falcone revela que fez um trabalho para Thomas quando ele lhe pediu, para proteger a imagem de sua mãe e integridade, após ela ser internada no Asilo Arkham. Bruce descobre que Falcone acabou matando o repórter investigativo, mas que este foi seu único trabalho para Thomas, devolvendo o favor após ser salvo pelo médico. O mafioso ainda cita que Maroni pode estar por trás da morte de seus pais.

Ao conversar com Alfred no hospital, Bruce ouve o mordomo desmentir a história, dizendo que foi Falcone quem assumiu as rédeas e matou o homem, e que Thomas não queria isso. A questão de um jogar para o lado e outro para o outro lado, deixa os fãs se perguntando “quem mandou matar os pais de Bruce Wayne?”. A questão fica em aberto, após Alfred acreditar que fora Falcone quem encomendou o assassinato.

As referências ao jogo, além da trama, estão em cenas bem semelhantes, e que envolvem Batman e Mulher-Gato. Bruce e Selina, em determinada parte do game, se encontram antes dela sair de Gotham. Assim como no filme, há toda uma conversa, e mesmo que sejam diferentes, abordam o mesmo tema: Selina saindo de Gotham. É uma referência muito considerável.

Batman: The Enemy Within

maxresdefault

Ainda continuando com os jogos da Telltale, a segunda temporada de Batman foi tão boa quanto sua primeira. E dessa vez, logo no primeiro episódio, o herói tem de enfrentar o Charada, encapuzado, mascarado e genial. É possível notar que tanto o Charada do filme, quanto este do game, gostam de usar armadilhas mortais para seus inimigos, que chegam a matar após uma série de perguntas. Há muito pouco material que Reeves pegou da segunda temporada de Batman Telltale, mas é nítido que se espelhou um pouco para fazer sua versão do Charada.

Batman: Arkham Origins

batman-arkham-origins-especial

A Saga Arkham também não ficou de fora, e contou com semelhanças incríveis e ótimas referências. Arkham Origins, jogo desenvolvido pela Warner Bros. Montreal e muito criticado por não inovar e seus gráficos serem abaixo do esperado, não foi tão pontual para Reeves. Assim como no jogo, Batman é visto como uma criatura morcego que todos os criminosos têm medo. Tanto o do game, quanto o do filme, estão em seu segundo ano atuando em Gotham, com ambos tentando desmantelar a corrupção na cidade, que ataca até no departamento de polícia.

Batman: Arkham Knight

134398-games-review-batman-arkham-knight-review-image1-8hl7sgyogl

O último jogo da franquia Arkham é um sinônimo para as adaptações futuras do Morcego, com certeza. Toda a trilogia da Rocksteady remodelou o Batman, sendo a melhor representação do herói fora dos quadrinhos. E The Batman utiliza bastante dos aspectos visuais do jogo, e toda a dinâmica envolvendo a vigilância local. 

Já no começo, temos algo semelhante. O jogo começa no Halloween, assim como o filme. Algumas pessoas estão usando máscaras no game, e no filme, criminosos usam máscaras e pinturas faciais. Além disso, o visual de Gotham (o centro da cidade) é bem semelhante ao de Arkham Knight na primeira cutscene, que traz o Espantalho em um telão. Todo o visual da cidade tenta um pouco ser mais próximo do jogo da Rocksteady. Além disso, as conversas de fundo no filme, dão a sensação de que é como você estivesse vendo Arkham Knight, que utiliza bastante isso.

Há também, o estilo de luta, com Batman usando um taco de beisebol como no game, além de se balançar com o arpéu em algumas ocasiões, deixando capangas pendurados. Por último, o próprio traje do herói bem semelhante ao do jogo, com o símbolo fazendo bastante destaque. É uma armadura fluida e que consegue aguentar tiros o suficiente, deixando o Cavaleiro das Trevas ainda de pé.


The Batman abordará o herói em seu começo de carreira, como em Batman: Arkham Origins ou Batman Begins, e usará muitos elementos dos quadrinhos, que incluem Batman: Ano Um e O Longo Dia das Bruxas. No reboot de Matt ReevesBatman terá de enfrentar inimigos como o CharadaPinguim e Falcone, além da polícia, que ainda o denomina como um vigilante.

Sinopse: “Batman é uma história sombria e cheia de ação do cavaleiro das trevas contra o crime em Gotham.”

“Gotham está sendo atingida por uma série de crimes horríveis, que a polícia há muito tempo é incapaz de enfrentar. Bruce Wayne, também conhecido como Batman, faz o que pode, mas também atinge seus limites. O Pinguim tem sua responsabilidade com isso, mas ele é apenas um elemento na grande selva da cidade. A aparição de sua amiga de infância Selina Kyle, também conhecida como Mulher-Gato, cria confusão emocional adicional no herói com sede de justiça.”

O elenco conta com Robert Pattinson (Batman), Zoe Kravitz (Mulher-Gato)Colin Farrell (Pinguim)Paul Dano (Charada)Andy Serkis (Alfred)Jeffrey Wright (Comissário Gordon)Peter Sarsgaard (Gil Colson)John Turturro (Falcone) e Jayme Lawson (Bella Reál).

The Batman está em exibição nos cinemas.

Confira o CR Files dos principais personagens de The Batman.

Anúncios
Gabriel Rodrigues Silveira http://critical-room.com/

Navego pelas águas misteriosas deste belo mundo do cinema, e procuro estabelecer todo o conteúdo possível, e mostrar os gostos de um jovem jornalista aspirante a cinéfilo. Mas, se perder a confiança em mim, confie nos outros integrantes do site.

Leia também