Os melhores filmes de 2022

O ano foi repleto de surpresas e sucessos.


O ano de 2022 foi cheio, com diversos filmes sendo lançados, como The Batman, O Homem do Norte, Top Gun: Maverick, entre outros grandes sucessos. Porém, é claro, o cinema não foi o único a ter as melhores produções, com os streamings também fazendo seu trabalho.

Enquanto a Netflix lançou um filme do Pinóquio na visão de Guillermo Del Toro, o Prime Video se concentrou em Argentina, 1985. Mas, há muitos lançamentos que podem ser discutidos se fazem ou não parte da lista dos melhores do ano.

Por conta disso, o Critical Room reuniu uma lista dos 10 melhores filmes de 2022, indo do último ao primeiro lugar.


16. Pânico

Agora, assassino de 'Pânico 5' enfrenta entraves da tecnologia para matar |  VEJA

Apesar de ter sido lançado no começo do ano, Pânico 5 foi um filme brilhante e trouxe de volta a boa performance do primeiro longa-metragem da franquia, após entradas na saga que dividiram os fãs. O filme parece fechar o ciclo, mas devido ao sucesso, ganhará uma sequência que não se faz necessária.

Sinopse: “Vinte e cinco anos após uma série de crimes brutais chocar a tranquila Woodsboro, um novo assassino se apropria da máscara de Ghostface e começa a perseguir um grupo de adolescentes para trazer à tona segredos do passado mortal da cidade.”

Disponível no Telecine.

15. Glass Onion: Um Mistério Knives Out

Glass Onion: Um Mistério Knives Out | Crítica

Sendo uma das estreias mais aguardadas do ano, Glass Onion: Um Mistério Knives Out reúne um bom elenco, bem como um diretor que sabe como utilizar seus atores e fazê-los confortáveis na trama. É mais um acerto de Rian Johnson que pode melhorar ainda mais.

Sinopse: “O ricaço Miles Bron convida seus amigos excêntricos para sua ilha para jogar um jogo de detetive. Mas um assassinato real é cometido e as coisas saem do controle. Todos são suspeitos e a morte pode vir de onde se menos imagina.”

Disponível na Netflix.

14. Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Black Panther Wakanda Forever, A Dive into Political Conflict

A sequência do aclamado Pantera Negra é um sucesso da Marvel, e o melhor filme da editora no ano, após outros filmes terem tido um desempenho abaixo do esperado. O longa traz Wakanda novamente, com seu belíssimo visual, bem como Namor sendo a principal ameaça, em uma história que reúne três povos garantindo sua luta.

Sinopse: “Rainha Ramonda, Shuri, M’Baku, Okoye e Dora Milaje lutam para proteger sua nação das potências mundiais intervenientes após a morte do rei T’Challa.”

13. Avatar: O Caminho da Água

Avatar 2: James Cameron explica por que cortou 10 minutos do filme

Avatar: O Caminho da Água é mais um sucesso de James Cameron, e mais um filme que bateu o bilhão no ano, na promessa de ser a maior bilheteria de 2022. A sequência foi muito elogiada pelos fãs e pelos críticos, especialmente na parte de seus efeitos especiais. 

Sinopse: “Após formar uma família, Jake Sully e Ney’tiri fazem de tudo para ficarem juntos. No entanto, eles devem sair de casa e explorar as regiões de Pandora quando uma antiga ameaça ressurge, e Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos.”

12. Não! Não Olhe!

Não! Não Olhe!: veja sinopse, trailer, elenco e onde assistir | Filmes |  TechTudo

Do diretor Jordan Peele, conhecido por Corra, Não! Não Olhe! é mais uma obra no bom currículo do cineasta, que traz de volta o ator Daniel Kaluuya como protagonista. Ele estrela ao lado de Keke Palmer e Steven Yeun.

Sinopse: “Os cuidadores de um rancho de cavalos na Califórnia encontram uma força misteriosa que afeta o comportamento humano e animal.”

11. Nada de Novo no Front

Filme sobre a Primeira Guerra Mundial, "Nada de Novo no Front" chega à  Netflix

O cinema alemão retorna novamente com força em 2022, e dessa vez, Nada de Novo no Front surpreende ao trazer uma visão da Primeira Guerra Mundial, e mostrar o medo no olhar dos jovens.

Sinopse: “O adolescente Paul é convocado para atuar na linha de frente da Primeira Guerra Mundial. O jovem começa seu serviço militar de forma idealista e entusiasmada, mas logo é confrontado pela dura realidade do combate.”

Disponível na Netflix.

10. Pinóquio por Guillermo del Toro

Pinóquio - Filme Netflix | CinePOP Cinema

Surpreendente o suficiente para fazer o espectador se emocionar e pensar, o filme do Pinóquio joga no lixo a adaptação live-action da Disney, com Tom Hanks. O longa traz uma obra na época do fascismo, mexendo com política, um pouco de terror, e também um filme reflexivo sobre uma situação: o pré-julgamento das pessoas.

Sinopse: “O desejo de um pai solitário dá vida magicamente a um boneco de madeira, seu nome é Pinóquio. Confuso por ser tão diferente das outras crianças, Pinóquio foge de casa para encontrar seu lugar no mundo e se depara com perigo e aventura.”

Disponível na Netflix.

9. RRR

10 curiosidades sobre o filme RRR: Revolta, Rebelião, Revolução - Listas  sobre Quadrinhos, Cinema, Séries & TV e Otakus!

O filme indiano de maior sucesso do ano, e talvez o melhor da história do cinema da Índia, RRR, é simplesmente curioso. Curioso no sentido de ver que o cinema estrangeiro está retornando com força, e principalmente, na Índia, Coreia do Sul, Indonésia, entre outros lugares. É claro, é uma produção longa, e que merece um pouco mais de paciência para apreciar.

Sinopse: “Na Índia pré-independência, um guerreiro corajoso em uma missão perigosa encontra um policial durão que serve ao exército britânico.”

Disponível na Netflix.

8. Triângulo da Tristeza

Triângulo da Tristeza, em análise | MHD

Como mencionado anteriormente, o cinema estrangeiro está ganhando força, e Triângulo da Tristeza é mais um longa-metragem de sucesso, e que conta com nomes pouco conhecidos do grande público. Porém, o longa vai estrear apenas em 2023 no Brasil, no mês de março.

Sinopse: “Um cruzeiro para os super-ricos afunda, deixando os sobreviventes, incluindo um casal de celebridades, presos em uma ilha.”

7. Argentina, 1985

Argentina, 1985, filme premiado e candidato da Argentina ao Oscar de 2023,  estreia amanhã no Prime Video

De Santiago Mitre, Argentina, 1985, é uma obra das mais avançadas para que ama política e épocas em que a América Latina sofria com ditaduras. Com um elenco excepcional, o longa argentino é a força do Prime Video no ano.

Sinopse: “A história verídica dos promotores públicos Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina em 1985.”

Disponível no Prime Video.

6. Tár

Tár, filme protagonizado por Cate Blanchett, ganha trailer interessante |  Chippu

Com Cate Blanchett, Tár é um acerto enorme, e merece muito destaque. O filme foi lançado em setembro em Veneza e em outubro nos Estados Unidos, e chegará ao Brasil no dia 23 de janeiro.

Sinopse: “O filme examina a natureza mutável do poder, seu impacto e durabilidade em nosso mundo moderno.”

5. Elvis

Elvis' reconta bem a vida do Rei do Rock de forma arrebatadora e  espalhafatosa; g1 já viu | Cinema | G1

Um dos sucessos da Warner Bros. no ano, Elvis conta a história do famoso cantor de rock, e um dos maiores cantores de todos os tempos. Austin Butler vive o ícone da música, enquanto Tom Hanks estrela ao lado dele.

Sinopse: “Desde sua ascensão ao estrelato, o ícone do rock Elvis Presley mantém um relacionamento complicado com seu enigmático empresário, Tom Parker, por mais de 20 anos.”

Disponível na HBO Max.

4. Top Gun: Maverick

Tom Cruise apresentará 'Top Gun: Maverick' no Festival de Cannes - Estadão

O filme Top Gun: Maverick é a maior bilheteria do ano por enquanto (até Avatar 2 passar em algum momento), e o maior sucesso da carreira de Tom Cruise.

Sinopse: “Depois de mais de 30 anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete “Maverick” Mitchell está de volta, rompendo os limites como um piloto de testes corajoso. No mundo contemporâneo das guerras tecnológicas, Maverick enfrenta drones e prova que o fator humano ainda é essencial.”

Disponível no Paramount+.

3. Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Cine Cultura recebe a estreia do filme 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'  - Prefeitura Municipal de Palmas - TO

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, estrelado por Michelle Yeoh, se tornou um dos melhores do ano por conta de sua temática e de saber lidar com o multiverso, mostrando ao Doutor Estranho o que é ser competente. 

Sinopse: “Uma ruptura interdimensional bagunça a realidade e uma inesperada heroína precisa usar seus novos poderes para lutar contra os perigos bizarros do multiverso.”

2. The Batman

The Batman ganha data de estreia na HBO Max; confira | Exame

O filme The Batman é um dos grandes sucessos do ano, e considerado o melhor filme de heróis de 2022, e um dos melhores do Batman. O longa estrelado por Robert Pattinson teve direção de Matt Reeves, e garantiu uma sequência e duas séries derivadas na HBO Max.

Sinopse: “Após dois anos espreitando as ruas como Batman, Bruce Wayne se encontra nas profundezas mais sombrias de Gotham City. Com poucos aliados confiáveis, o vigilante solitário se estabelece como a personificação da vingança para a população.”

Disponível na HBO Max.

1. O Homem do Norte

O Homem do Norte, em análise | MHD

Da mente de Robert Eggers, O Homem do Norte é brilhante, e possui uma história que rebusca uma era viking esquecida. O filme conta com um elenco de bons nomes, como Anya Taylor-Joy e Ethan Hawke.

Sinopse: “O Príncipe Amleth está prestes a se tornar um homem quando seu tio assassina seu pai e sequestra sua mãe. Duas décadas depois, o jovem é agora um viking com a missão de salvar a mãe, matar o tio e vingar seu pai.”

Anúncios
Gabriel Rodrigues Silveira http://critical-room.com/

Navego pelas águas misteriosas deste belo mundo do cinema, e procuro estabelecer todo o conteúdo possível, e mostrar os gostos de um jovem jornalista aspirante a cinéfilo. Mas, se perder a confiança em mim, confie nos outros integrantes do site.

Leia também

+ There are no comments

Add yours

Deixe um comentário