O novo capítulo de Chainsaw Man é quase impossível de se adaptar

Atenção! O artigo contém SPOILERS da parte 2 de Chainsaw Man


O capítulo 113 apresentou uma técnica que não pode ser adaptado com facilidade.


O autor de mangás Tatsuki Fujimoto já é conhecido ser um grande fã de cinema e por apresentar uma uma técnica de enquadramento e formatação dos painéis que emula (muito bem, por acaso) elementos cinematográficos, principalmente em sua obra mais conhecida, Chainsaw Man.

Esses elementos auxiliam bastante para a adaptação do anime, já que os painéis de de Fujimoto são baseados em uma mídia propensa para uma direção mais delicada. Porém, o capítulo 113 do mangá apresentou uma nova técnica que torna a adaptação do capítulo em questão, um verdadeiro desafio.

O que torna o capítulo tão difícil de se adaptar?

A técnica única que Fujimoto usou no capítulo 113 consiste em copiar vários painéis de uma página espelhada e os repetir nas próximas duas páginas com mudanças muito sutis durante todo o processo. No contexto do mangá, a nova protagonista, Asa Mitaka leva Denji a um aquário com o intuito de fazer o mesmo se apaixonar por ela, e aqui é necessário ter atenção para a formatação dos painéis.

denji-eventually-leaves-asa-mitaka-during-their-date-to-go-look-at-the-penguins-in-chainsaw-man-113~2

Em cada página da direita, há sempre uma coleção de três painéis, dois menores de Denji e Asa à esquerda, e uma imagem maior à direita que amplia uma parte específica do aquário. Abaixo disso, há sempre uma imagem enorme que os mostra por trás enquanto estão na frente do tanque, que agora os torna pequenos. O topo de cada página esquerda posiciona três imagens menores à direita de um painel vertical com Denji interrompendo Asa para falar sobre ver os pinguins, um pedido que ela sempre nega, o que por sua vez provoca uma reação irritada de Denji. Fujimoto, no entanto, desvia-se na parte inferior de suas páginas à esquerda. Ainda existem três painéis, mas eles têm tamanhos diferentes e Denji não reage a Mitaka da mesma maneira.

A maioria das mudanças de propagação para painel para painel pode ser encontrada no rosto de Denji. Passando de um para o outro mostra Denji dando a mesma expressão, exceto que a segunda página mostra uma gota de suor escorrendo pelo rosto. Os três painéis que se desviam de cada página espelhada na parte inferior da página esquerda captura uma mudança em Denji, de ele aceitar seu destino submissamente para se defender e deixar Asa Mitaka para olhar os pinguins . Isso é diferente do estilo usual de Fujimoto porque as imagens espelhadas não são posicionadas diretamente uma ao lado da outra. O leitor deve virar para frente e para trás para comparar cada página espelhada.

O anime de Chainsaw Man terá de mudar a cena em prol do estilo de animação

chainsaw-man-eternity-devil-returns~2

Ok, tendo em vista todos os conceitos das páginas acima, por quê o anime não conseguirá reproduzir essas páginas em específico com fidelidade?

Bom, anime pode tentar emular a experiência repetindo cenas semelhantes com mudanças mínimas várias vezes. Mas o que realmente se destaca no mangá não é apenas como Fujimoto mal altera o conteúdo de uma página para a outra, mas como a forma, o tamanho e o posicionamento dos painéis são essencialmente os mesmos, exceto em alguns casos. A única maneira possível de o anime de Chainsaw Man adaptar a cena, seria criando uma sequência de colagem, mas como isso se desviaria do estilo do anime.

A mudança pareceria muito óbvia. Além disso, os leitores do mangá estão mais envolvidos do que os espectadores do anime. Então, quando uma cena se repete em um anime, é menos provável que os fãs sintam que são responsáveis por terem errado em alguma ação enquanto assistem. Enquanto isso, os leitores estão mais inclinados a acreditar que simplesmente esqueceram de virar a página se uma cena se repetir, e essa transição é o que torna o capítulo impossível de se adaptar, já que a dinâmica se perde devido a transição das mídias. Torando assim, um grande desafio para as futuras adaptações de Chainsaw Man.

Anúncios

Leia também

1 Comment

Add yours
  1. 1
    isaacsilva223

    Gostei como você abordou esses detalhes do mangá e como isso demonstra o quanto essa mídia é utilizada muito criativamente pelo autor em Chainsaw-Man. No entanto, eu tenho uma intuição que se a equipe responsável por essa parte da adaptação do mangá for a mesma desta do momento atual do anime, as chances de termos boas surpresas são altas. Digo isto por haver cenas do anime que tiveram uma atenção incrível em detalhes da adaptação entre as duas mídias, como a cena do demónio da maldição atacando o demónio da katana, cujo, no mangá, seus dedos aparecem atravessando e sando das sarjetas das páginas, nas áreas que intervalam um quadrinho do outro na página, dando a entender que ele atua fora da realidade e do tempo dos outros personagens, e no anime ficou com seus dedos emergindo pelos cantos da tela e por trás do campo de visão do espectador e dos personagens, como se ele estivesse atrás da câmera que ”gravasse” toda a história que acompanhamos, causando a mesma sensação de algo deslocado da realidade. Vale ressaltar que nem tudo no anime segue esse padrão de direção, e tem algumas cenas que perderam sim bastante do peso que tinha na mídia de um quadrinho, não em questão de peso dramático mas em questão de efeito mesmo, como a da Power confirmando tudo que a Kobeni especulava dela quando fica paranoica por influência do demónio da eternidade, numa cena que no mangá tem um contraste bem engraçado de vários quadrinhos com todo o nervosismo da Kobeni com um quadrinho repetido de uma Power apática confirmando tudo, algo que até ficou parecido no anime, só que com certa lerdeza na entrega da piada, pelo menos ao meu ver. Mas como esse momento do mangá tem mais destaque, creio que sim deve ter sim uma atenção pela equipe em como conduzir a mesma cena pela narrativa do Audiovisual. Ótimo trabalho para todos você do site!!!

Deixe um comentário