
Reprodução: Lucasfilm
Aviso: Review sem spoilers!
Andor é Star Wars em sua essência.
O acinzentado saturado da palheta de cores em uma cena no corredor, e o doce som da trilha sonora sendo delicadamente introduzida com um “fade-in”. Atrelados a construção da atmosfera de tensão, levam a uma das cenas mais revigorantes do universo Star Wars. Andor retrata o período de ascensão da causa sem nome que iria se tornar a aliança rebelde, o jogo de gato e rato e disputa política constroem um enredo cativante com personagens recompensadores de se interessar.
Se Diego Luna, em Rogue One, ofereceu apenas o mínimo, na série que leva o nome de seu personagem, suas motivações são esclarecidas. Cm um passado conturbado e uma jornada moralmente dúbia, Cassian Andor é o fio condutor de uma tramoia espacial deliciosamente aprimorada a cada um dos quatro episódios disponibilizados pela Disney Plus.

Não apenas o protagonista retrata um elemento em enfoque da série, sendo a traição e a busca pelo interesse pessoal, mas os coadjuvantes contribuem ao elevaram de forma gradativa informações da mitologia da saga Skywalker sem perder o formalismo realista da premissa da série.
A fotografia com grandes planos abertos retratando a conquista do fascismo, e a trilha sonora provocando essa catarse sentimental. Andor utiliza dessa qualidade técnica para se afirmar como uma produção de qualidade cinematográfica não apenas no preço das lentes, mas na capacidade de produzir diálogos que evocam a nossa realidade do cenário político atual sem perder a capacidade de elaborar o cenário fictício necessário para a série.
Recordando-se da habilidade de fazer uma aventura espacial com um reflexo da nossa realidade, com personagens cativantes e ritmo alto, cheio de adrenalina, os três primeiros episódios de Andor tem o tom político tão necessário de Star Wars e o vigor para executar uma excelente primeira temporada e apagar as memórias ruins das produções precárias que Star Wars recebeu.
Veredito
O thriller político com espionagem que não queríamos, mas precisávamos. Andor é grandioso em qualidade e importância, em tempos difíceis, Star Wars faz seu papel, fala da nossa realidade, nos levando a imaginar em uma galáxia muito, muito distante.
9/10.