
Artista foi grande parceiro de Dennis O’Neil.
Neal Adams, o responsável pela revitalização do Batman nos anos 70, faleceu na quinta-feira (28), de acordo com o site de notícias The Hollywood Reporter. A informação foi confirmada pela esposa do quadrinista. Ainda não há mais informações sobre a causa da morte do artista.
Adams tinha uma visão tonificada e vigorosa dos heróis, e foi responsável por diversas artes dos quadrinhos do Batman, Arqueiro Verde, Desafiador e X-Men, no final dos anos 60 e boa parte dos anos 70. Em boa parte da carreira, trabalhou ao lado de Dennis O’Neil, que revitalizou junto ao quadrinista, diversos heróis, especialmente Batman e Arqueiro Verde.
Ele criou novos vilões para a galeria de Batman, como Ra’s Al Ghul e Talia, filha do Cabeça do Demônio. O artista esteve com O’Neil em um momento icônico, quanto Batman e Ra’s se enfrentam no deserto. O quadrinho virou uma adaptação em um dos episódios de Batman: A Série Animada, além de ser referenciado em Arrow. Ele também foi um dos criadores do Morcego-Humano.
“Não era segredo que estávamos fazendo o Batman certo”, disse Adams durante um painel na San Diego Comic-Con em 2010. “Era como se a memória da DC Comics acompanhasse as declarações que Denny [O’Neil] e eu estávamos fazendo, que queremos que seja mais realista, mais corajoso. E é assim que lembramos – seja verdade ou não – que Batman deveria ser. E quando fizemos isso, todo mundo disse: ‘Ah, é isso. Não precisamos mais de comédia.’”
Obrigado, Neal Adams!