
Aviso: Crítica sem spoilers!
Um dos personagens de videogames mais amados volta às telonas.
Na indústria cinematográfica sempre existiu a maldição de filmes baseados em videogames serem ruins. Essa maldição foi quebrada quando Sonic lançou em 2020. O filme foi um sucesso de público e crítica, trazendo um longa divertido e familiar. Dois anos depois, Sonic 2 traz o Ouriço Azul em mais uma aventura, agora junto com Tails para deter o Doutor Robotnik e o seu novo aliado, Knuckles.
Diferente do anterior, Sonic 2 acomoda a ideia de deixar em segundo plano os personagens humanos que enraizaram o drama e focar de vez no desenvolvimento do personagem-título, de seu universo e de sua narrativa.
O filme faz bem em focar nos personagens não humanos, fazendo com que Tails e Knuckles tenham bons desenvolvimentos durante a história. Os três personagens em CGI são a melhor parte da obra, sejam em cenas com piadas ou nas grandes batalhas.
Outro aspecto espetacular em Sonic 2 está na volta de Jim Carrey como o vilão Robotnik. Carrey entrega um vilão caricato e divertido, seu personagem carrega caras e bocas de outras atuações do ator como O Máskara, Debi & Loide e Ace Ventura. Mostrando que Carrey, mesmo depois de tanto tempo, ainda consegue entregar um personagem divertido e engraçado na dose certa.
Mas entre tantos elogios, também há espaço para algumas críticas. Uma delas sendo o arco dos humanos no longa-metragem, sendo feito pelo casal Tom (James Marsden) e Maddie (Tika Sumpter). O filme parece ficar arrastado, passando a sensação de que essa parte poderia ser facilmente cortada do conjunto final. Diferente do primeiro, onde havia um drama no arco dos humanos, aqui é inútil para a história do filme e totalmente esquecível.
Veredito
Entre as referências aos games que os fãs de velha data do Ouriço Azul, irão reconhecer as batalhas incríveis, especialmente travadas entre Sonic e Knuckles. Sonic 2 não tenta reinventar a roda de filmes de aventura, trazendo uma sequência para quem gostou da primeira experiência, certamente irá gostar da mais nova leva de Sonic e seus amigos.
8/10.