
Alerta: SPOILERS! Desça e leia por sua conta e risco.
Novo herói chega para diversificar as produções da Marvel no Disney+.
Em seus quase 50 anos de existência, o Cavaleiro da Lua não foi um herói conhecido do grande público. Isso agora muda, pois uma série do herói chega ao streaming da Disney. A série traz Oscar Isaac como Steven Grant, um homem comum que trabalha na loja de presentes de um museu dedicado a cultura egípcia em Londres. Ele sofre de um distúrbio de sono que o leva a ter uma rotina de medidas para evitar um tipo de sonambulismo.
O episódio começa até um pouco devagar para apresentar o protagonista e todas as suas facetas. A sua paixão pelo Egito, a fragilidade de ter conversas com outras pessoas e a solidão de ter que desabafar com uma estátua, faz com que a série construa um personagem totalmente quebrado. A vida de Steven se complica mais ainda quando ele acorda em um país desconhecido, sobre a supervisão de um deus egípcio que fala em sua cabeça. Antes que consiga processar tudo que está acontecendo, ele é perseguido por um grupo de mercenários que querem um totem de besouro que ele nem sabe como conseguiu. Isso leva ele até Arthur Harrow (Ethan Hawke), o principal vilão da história.
Utilizando calçados com cacos de vidro dentro, Arthur pede para que Steven devolva o totem, o que acaba não acontecendo e resulta em uma grande perseguição. A cena inteira demonstra o nível abaixo que o CGI está, contendo cenas que são mal feitas. Outra crítica é o uso de uma música alegre em uma cena que parecia ser “urgente”, mas nada que atrapalhe o episódio como um todo.
Na perseguição, Steven começa a perceber que está acontecendo coisas a qual ele não lembra, como se outra pessoa estivesse ocupando seu corpo, sendo a primeira aparição de sua outra personalidade. De repente Steven acorda em seu apartamento, descobrindo que tudo aquilo que presenciou, não foi somente um sonho.
Nesse ponto é bom pontuar a ótima escolha de Oscar Isaac para o papel. O ator que já tinha entrado no universo Marvel por X-Men: Apocalypse, aqui faz um papel que se fosse feito por outro ator poderia cair como uma caricatura. Quando interpreta Steven, faz um personagem que está na beira da sua insanidade, coisa que poderá ser aprofundada em outros episódios.
Quando a noite chega, Steven é confrontado por um um chacal egípcio. Voltando ao terror, a série se baseia de fontes que vão de Halloween (1978) a Alien, O Oitavo Passageiro (1979) para uma perseguição que aproveita as sombras para não mostrar uma ameaça sobrenatural capaz de matar um homem comum que não faz ideia do que está acontecendo.
Veredito
O primeiro episódio de Cavaleiro da Lua chega ao fim como a melhor estreia entre as séries da Marvel no Disney+. Sem referenciar Vingadores: Ultimato, a série faz a lição de casa e volta ao começo do MCU para apresentar e estabelecer ao público um grande herói da Casa de Ideias. E melhor, o faz entendendo o formato da TV, deixando ganchos de maneira orgânica em mistérios que instigam o espectador.
8,5/10.