
Um jogo para os amantes de horror.
Dead Space não é um jogo para quem possui estômago fraco ou que tem medo de escuro, porque esses dois elementos estão presentes durante todo o game. Essa escolha em ir diminuindo a iluminação no decorrer da campanha funcionou muito bem, principalmente por conta dos monstros que se escondem em literalmente todo canto e vão ficando cada vez mais fortes.
Por falar neles, foi uma escolha bastante interessante fazer com que os pontos fracos dos necromorfos não fossem suas cabeças, mas sim, outros órgãos como pernas, braços, tentáculos e etc.. No início, parece ser uma tarefa bastante complicada, mas conforme o jogador avança, decepar membros se torna uma tarefa bastante divertida, principalmente se for feita com a Plasma Cutter.
Outro recurso utilizado foi o de não apresentar HUD ou cutscenes para garantir a imersão, tanto é que a quantidade de Health Points é indicada nas costas do traje de Isacc, assim como inventário é apresentado no visor dele. Além de não existir um corte para introduzir uma cutscene, todas elas são apresentadas diretamente ao jogador, com ele podendo controlar o personagem enquanto o NPC fala.
Como foi citado no início da review, esse jogo não é para quem tem medo de escuro, e a escuridão é um dos principais recursos utilizados durante a trama para criar tensão. Principalmente porque conforme você avança na história, a iluminação diminui cada vez mais, mesclando os elementos da nave destruída com os corpos jogados no chão. Porém, os jumpscares, que funcionam muito bem no início da história, começam a ficar previsíveis e deixam de ter tanto impacto.
Outro ponto a ser ressaltado é a questão gráfica, já que Dead Space é um jogo muito bonito e cheio de detalhes, que não peca em mostrar corpos dilacerados e uma criatura mais horrível que a outra. Além disso, a versão de “Brilha, Brilha Estrelinha” apresentada no jogo é simplesmente horripilante.
Ficha Técnica: Desenvolvido pela Visceral Games e distribuído pela Eletronic Arts, Dead Space foi lançado em 2009 para Xbox 360, PlayStation 3 e PCs.
Sinopse: Uma enorme nave mineira de longo curso perde o contato após a descoberta de um estranho artefato num planeta distante. O engenheiro Isaac Clarke embarca numa missão de reparação, acabando por se deparar com um banho de sangue de pesadelo — toda a tripulação da nave foi massacrada e infectada por uma praga alienígena. Isaac está isolado, encurralado e envolvido numa luta desesperada pela sobrevivência
Veredito
Dead Space é um jogo excelente que não peca no gore e acerta em cheio ao escolher uma nave no espaço para a história principal, além de apresentar um sistema de combates desafiador e agradável.
10/10.