
A franquia clássica retorna aos cinemas.
Com um novo filme lançado em 2021, a franquia Os Caça-Fantasmas está de volta em Ghostbusters: Mais Além, trazendo novos e antigos rostos em uma nova história fantasmagórica. Neste especial, vamos apresentar mais sobre a história da franquia e como ela foi criada. Então suba no Ecto-1 comigo e venha saber mais sobre os Ghostbusters.
Como foi criado?
O filme foi criado a partir da imaginação de Dan Aykroyd, que sempre teve fascínio pela paranormalidade, então ele começou o primeiro roteiro para o filme. A história original era bem diferente da que conhecemos, trazendo viagem no tempo e também para outras dimensões. Aykroyd apresentou a ideia para o diretor Ivan Reitman, que gostou, mas dispensou a história de viagens no tempo, querendo trazer um enredo de um grupo em Nova Iorque que caçava fantasmas. Com um diretor já definido, o elenco contaria com Aykroyd, John Belushi, Eddie Murphy e John Candy. Porém Belushi faleceu antes das filmagens começarem, e Murphy e Candy já estavam cotados para outras produções.
Sendo assim, Bill Murray, Harold Ramis e Ernie Hudson foram escolhidos para fechar o quarteto e trazerem os caça-fantasmas à vida. Murray foi escolhido principalmente por saber improvisar na hora da gravação, trazendo assim um tom ainda mais cômico para o filme.
O sucesso do filme
O filme teve seu lançamento em 1984 e foi um sucesso estrondoso de bilheteria, arrecadando mais de 291 milhões de dólares, sendo o segundo filme mais rentável do ano, perdendo apenas para Um tira da pesada. O filme mais tarde foi indicado para diversos prêmios, incluindo o Oscar.
Who you gonna call?
O filme ainda ganhou um dos mais famosos bordões de toda a Hollywood “Who You Gonna Call? Ghostbusters!”. A frase faz parte da música-tema do filme interpretado por Ray Parker Jr, que se tornou um sucesso mundial entrando em várias paradas ao redor do mundo. A música ainda rendeu uma nomeação a Ray Parker Jr para o Oscar de melhor canção original.
Continuações
Com o sucesso do primeiro filme, uma continuação foi planejada, lançada 5 anos depois, Os Caça-fantasmas 2 trazia o diretor e os atores do primeiro filme de volta para uma nova aventura. O filme foi recebido com críticas mistas e arrecadando mais de 215 milhões de dólares. Depois do lançamento do segundo filme a franquia ficou na geladeira por vários anos, sendo continuada por desenhos animados, história em quadrinhos e jogos para videogames.
O horrível filme de 2016
Depois de vários anos na geladeira, a franquia retorna para mais um filme. Caça-Fantasmas trazia agora uma equipe feminina interpretadas por mulheres, Melissa McCarthy, Kristen Wigg, Kate McKinnon e Leslie Jones. O filme tentava trazer um reinício para a franquia, esquecendo dos dois primeiros filmes e começando a história do zero. O filme foi lançado e foi um completo fracasso tanto de críticas como de bilheteria, considerado como desnecessário, desrespeitoso, e uma propaganda feminista. O primeiro trailer, em 2015, é um dos vídeos com mais avaliações negativas da história do YouTube. O filme acabou arrecadando 229 milhões de dólares, o que foi considerado baixo, considerando o alto orçamento do filme.
A salvação da franquia
Depois do fiasco do filme de 2016, um novo filme foi anunciado, sendo uma continuação direta de Os Caça-Fantasmas 2. Ghostbusters: Mais Além traz uma continuação que respeita os filmes originais e abre as portas para novos filmes da franquia chegarem. Isso por causa de Jason Reitman, filho do criador, Ivan, que fez uma linda homenagem ao clássico.
O filme já fez mais de US$ 100 milhões em bilheteria e está sendo um sucesso mundialmente, fazendo com que os caça-fantasmas estejam mais vivos do que nunca.