10 personagens icônicos do terror

Halloween é hoje (31)!


O famoso Dia das Bruxas, a data tão esperada por fãs do terror, ou também por aqueles que gostam de se fantasiar, é hoje (31). O Halloween, normalmente, é mais comum nos Estados Unidos, onde crianças saem às ruas fantasiadas para pedir doces, uma tradição não seguida no Brasil. Aqui, por sua vez, é de outra forma, com festas à fantasia, ou mesmo, celebrando o Halloween com bons filmes de terror.

Nesta lista, iremos elencar os 10 personagens mais icônicos dos filmes de terror, sendo tanto os antagonistas como propriamente as final girls.


1. Michael Myers

Halloween-Michael-Myers

É impossível trazer uma lista sem Michael Myers, o personagem icônico que é tão lembrado quanto qualquer outro nesta época. Criado por John Carpenter ainda em 1978, sua máscara é inspirada no rosto do Capitão Jane T. Kirk, de Star Trek. Com uma franquia bem estabelecida, e sendo o precursor do sucesso dos filmes slasher, Myers é a essência do mal desde seu primeiro filme até o último, Halloween Kills. O bicho-papão é tão real quanto o que sonhamos, e ninguém sabe o porquê dele matar. Este é um mistério que não deve ser solucionado.

2. Hannibal Lecter 

Hannibal-Lecter

Interpretado por Anthony Hopkins, o Dr. Hannibal Lecter é um dos antagonistas mais renomados dos últimos tempos. O Silêncio dos Inocentes apresentou o personagem pela primeira vez nos cinemas, e rendeu um Oscar para Hopkins posteriormente. Porém, sua primeira aparição foi no livro Dragão Vermelho, escrito por Thomas Harris em 1981. Lecter é descrito como um psiquiatra brilhantes, mas no fundo, seu desejo pela carne humana o consome cada vez mais.  

3. Leatherface 

3016628-poster-p-1-leatherface-speaks-chainsaw-massacre-star-revisits-sweltering-house-of-horror_0

Se for falar em personagens com visuais assustadores, Leatherface ocupa uma posição alta. Inspirado em eventos reais, O Massacre da Serra Elétrica, lançado em 1974 e com a direção de Tobe Hopper, explora um homem louco, que pratica canibalismo, necrofilia e assassinatos. Ele usa diversas armas, mas em especial, sua motosserra. Apesar de não ser como Myers, e apresentar um sadismo em matar pessoas, seu retardo mental o deixa ser facilmente manipulado por seus irmãos para cometer crimes.

4. Laurie Strode

HALLOWEEN-3_1571842781

A final girl favorita de muitos, Laurie Strode, não ficaria de fora da lista. Interpretada por Jamie Lee Curtis e aparecendo em seis filmes da franquia Halloween, Laurie já foi irmã de Michael Myers em Halloween II, mas a ideia foi descartada para Halloween (2018). Antes uma presa, e agora quem preda, Laurie está mais forte do que nunca e preparada para enfrentar Myers. Em Halloween – A Noite do Terror e Halloween II, ela é caçada, mas o jogo vira em Halloween (2018). Sua grande saga com Michael terminará em Halloween Ends, a qual os fãs esperam que a protagonista finalmente vença o mal.

5. Norman Bates

norman_bates

Medo e terror podem definir Norman Bates, personagem de Psicose, uma das grandes obras de Alfred Hitchocock. O personagem histórico, é lembrado até hoje por sua cena icônica no chuveiro. Anthony Perkins, que deu vida ao personagem, conseguiu desempenhar muito bem o papel de um funcionário carismático, mas que era um grande psicopata. 

6. Ghostface

Scream-5-Ghostface-Mask-Killer

A franquia Pânico ganhará um quinto capítulo em 2022, e Ghostface é a revitalização do slasher durante os anos 1990. Wes Craven traz um slasher bem diferente de todos os outros, e muito mais pé no chão. Trabalhando entre suspeitos durante todos os quatro filmes, a franquia se baseia em um assassino de ligações, que ameaça suas vítimas, usando da intimidação um poder único. O personagem é totalmente humanizado, e encarado por algumas de suas vítimas, como Sidney Prescott. Há bem mais fantasias de Halloween do Ghostface do que qualquer outro personagem. Apesar de não ser forte como Myers ou Jason, é um antagonista muito inteligente. 

7. Patrick Bateman

psicopata-americano-1-1200x630_widelg

Se você quer uma pessoa que suje as mãos, Patrick Bateman é o cara. Sendo o protagonista de Psicopata Americano, e interpretado por Christian Bale, Bateman é a junção de louco com classe. Ele é um jovem e profissional bem sucedido, que não sente tanto prazer na vida ao viver ela conforme à lei. Sua outra vida é de um serial killer, que comete os mais variados crimes: estupro, assassinato, canibalismo e desejo de manter corpos escondidos. Ele narra seus eventos e protagoniza o filme, baseado no livro de mesmo nomes escrito por Bret Easton Ellis. Ele é uma grande mistura de um rico amargurado com a vida, e não deve ser subestimado por ninguém. 

8. Jason Voorhees

20201212-sexta-13-80

O rosto da franquia Sexta-Feira 13, e uma criação para acompanhar e rivalizar com Michael Myers, Jason Voorhees é o mais sobrenatural dos slashers. Dificilmente morto – quase nunca -, Jason teve um passado terrível, tendo se afogado no lago de Crystal Lake. O longa de 1980 explora a origem do personagem morto-vivo, que vaga o acampamento e mata qualquer um que está pela frente. No entanto, ele é movido por sua mãe, Pamela Voorhees, que o controla facilmente para matar. Jason usa qualquer arma como um facão, machado, ou mesmo suas mãos. Para ele, matar é a única coisa que lhe dá vida.

9. Freddy Krueger

freddy-krueger-a-nightmare-on-elm-street

Aparência agradável não é com este cara. Freddy Krueger, o assassino da saga A Hora do Pesadelo, é um terceiro e grande slasher, que mergulha no sucesso de Myers para tentar fazer o seu. Wes Craven dirige o longa, com Robert Englund dando vida ao personagem, que é diferente de todos os outros. Cada pessoa que dorme é um alvo, e o serial killer mata qualquer um em seus pesadelos, para se vingar do passado em que foi morto por moradores locais. Ou seja, não durma.

10. Annabelle

one_time_use_only_annabelle_dolls_publicity-split-h_2019-696x392

Para fechar a lista, está Annabelle, a boneca que possui uma entidade do mal guardada dentro de si. Sendo real, a boneca é propriamente o mal, e está trancada no museu de Ed e Lorraine Warren, os investigadores paranormais. Tendo uma trilogia no cinema, e ainda sendo o pontapé inicial do universo de Invocação do Mal, Annabelle é horripilante, e vários relatos apontam que todos sofreram em suas mãos. Um destes, conta que um homem riu da boneca e bateu na caixa de madeira. Momentos após sair com a namorada, ele bateu com sua moto em uma árvore e morreu. A namorada sobreviveu e foi levada ao hospital com ferimentos graves. A questão aqui está em acreditar na lenda ou não, e quem não acredita, pode sofrer algo muito grave quando estiver perto dela.

Anúncios
Gabriel Rodrigues Silveira http://critical-room.com/

Navego pelas águas misteriosas deste belo mundo do cinema, e procuro estabelecer todo o conteúdo possível, e mostrar os gostos de um jovem jornalista aspirante a cinéfilo. Mas, se perder a confiança em mim, confie nos outros integrantes do site.

Leia também