Lendário diretor de Superman: O Filme, Richard Donner, morre aos 91 anos

Diretor faleceu hoje (5).


O lendário diretor de Superman: O Filme e de Superman II: O Corte ddo diretor, Richard Donner, faleceu hoje (5), aos 91 anos de idade. O cineasta e produtor de diversos filmes clássicos teve sua morte confirmada pela sua esposa e produtora Lauren Schuler, e seu empresário (via Deadline). Até o momento, a causa da morte não foi revelada.

Anúncios

Nascido em 1930, Donner dirigiu muitos filmes em sua carreira, sendo o primeiro X-15, de 1961. Porém, foi a partir de 1978, que ele começou a fazer seu nome na indústria cinematográfica ao dirigir um filme do Superman e escalar Christopher Reeve no papel principal, eternizando tanto o ator quanto ele mesmo. Em 1980, ele dirigiu Superman II, mas seu corte final não foi totalmente para os cinemas, ganhando uma versão do diretor em 2006.

O cineasta fez o clássicos Os Goonies, de 1985, e ficou ainda mais conhecido por trazer Mel Gibson e Danny Glover na quadrilogia Máquina Mortífera, que ganharia um quinto filme, com a direção de Richard Donner. O diretor não fica à frente de um filme desde 2006, em seu último trabalho como diretor em 16 Quadras. Máquina Mortífera 5 seria sua volta aos cinemas e seu último filme.

No ano passado, o diretor havia comentado sobre o projeto, dizendo que encerraria toda a série Máquina Mortífera.

“Este é o último. É meu privilégio e dever colocá-lo para dormir”, disse ao The Telegraph em novembro.

Como produtor executivo, Richard Donner trabalhou na franquia Free Willy, X-Men: O Filme, X-Men Origens: Wolverine e diversos outros. Já na TV, ele dirigiu e escreveu alguma séries e filmes.

Seu grande sucesso que ecoa até hoje, o Superman de 1978, foi o filme que o colocou no patamar de diretores lendários de todos os tempos. O longa teve uma ótima crítica e recepção do público, recebendo quatro nomeações ao Oscar em 1979, e ganhando a de Melhor Efeito Visual, sendo o primeiro filme de herói a faturar a estatueta. Orçado em US$ 55 milhões, Superman foi um sucesso absoluto, arrecadando US$ 300 milhões mundialmente. E para o diretor, o ator Christopher Reeve tinha um propósito, assim como o próprio cineasta teve.

“Ele foi colocado nesta Terra por… muitas razões. Ele não estava aqui apenas para ser um ator. Ele era um verdadeiro Super-Homem”, disse Richard Donner.

richard_donner_1978_1-h_2016

 

O Critical Room deseja conforto para a família Donner. Descanse em paz, mestre.

Anúncios
Gabriel Rodrigues Silveira http://critical-room.com/

Navego pelas águas misteriosas deste belo mundo do cinema, e procuro estabelecer todo o conteúdo possível, e mostrar os gostos de um jovem jornalista aspirante a cinéfilo. Mas, se perder a confiança em mim, confie nos outros integrantes do site.

Leia também

+ There are no comments

Add yours

Deixe um comentário