Resident Evil: A franquia absoluta de games de terror

Poucos jogos são tão emblemáticos e tem uma franquia tão poderosa como Resident Evil. Com diversos títulos lançados, a saga já tem mais de 20 anos, e continua conquistando quem deseja solucionar puzzles complicados, escapar de zumbis sanguinários e derrotar chefões amedrontadores. Então hoje iremos falar dos principais games da franquia.


A trilogia inicial

O primeiro jogo da franquia lançado em 1996, chegava ao Japão com o nome de Biohazard,e já no ocidente com o nome de Resident Evil.

A história acompanhava o esquadrão S.T.A.R.S que é enviada para a Arklay Mountain, localizada na cidade de Raccoon City, para investigar um caso de assassinato em uma mansão do local. No entanto, a equipe enviada, a Bravo, perde contato com a base e o departamento policial resolve mandar outro time de policiais para resgatá-los, a equipe Alpha comandada por Albert Wesker. Na pele de Chris Redfield ou de Jill Valentine, o jogador descobre que a mansão está infestada de zumbis, com pouca munição e muitos segredos para decifrar.

resident-evil-ataque

Os próximos dois jogos da franquia, melhoraram tudo o que o primeiro jogo fez, dando mais liberdade para os jogadores explorarem para achar recursos como munição,ervas e chaves. A principal atenção em Resident Evil 3 era Nemesis, um monstro gigante que atrapalhavam muito a vida dos jogadores.

Os ganados

Em Resident Evil 4, lançado para PlayStation 2 em 2006, estamos no comando de Leon S. Kennedy, um agente secreto do governo dos Estados Unidos que é enviado em uma missão para resgatar a filha do presidente norte-americano, a garota Ashley Graham, que foi sequestrada e está na Espanha.

apps.53379.65720361252122895.6705784f-9e29-4778-8df4-707828cc2c63

Ao longo do jogo, Leon descobre que a vila está infestada por ganados, uma espécie de zumbi mais forte e capaz de empunhar armas. Eles são controlados por Osmund Saddler, líder de um culto religioso que deseja infestar o mundo com a doença que transforma humanos em mortos-vivos.

Menos terror, e mais ação

E a partir daqui que a maioria dos jogadores falam que a franquia se perdeu, trazendo jogos mais pro lado de ação do que de terror. Isso começou com Resident Evil 5, que trazia inimigos mais inteligentes e que usavam armas de fogo. O game acompanhava Chris Redfield em uma missão na África para parar um novo vírus que pode contaminar o mundo todo.

apps.20864.64671248987334422.19b0f72f-a5aa-4961-92cc-db687c1f0d12

Resident Evil 6 chegava em 2012 para Xbox 360, PlayStation 3 e PC, trazendo uma revolução nunca vista na franquia. Você poderia escolher entre três personagens diferentes para jogar, podendo vivenciar as histórias de Leon S. Kennedy, Chris Redfield ou Jake Muller.

O renascimento

Depois de vários jogos fracos, que não fizeram tanto sucesso, a Capcom decide fazer uma continuação da franquia original. Lançado em 2017, Resident Evil 7 voltava para o terror clássico da franquia.

A história segue a busca do civil Ethan Winters por sua esposa Mia, que p leva a uma mansão agrícola aparentemente abandonada e habitada pela família Baker. Ethan faz uso de armas e ferramentas na luta contra os membros da família e os “Mofados”, uma forma humanoide de bactéria.

O jogo fez sucesso tanto pela crítica quanto pelo público, a volta ao terror da franquia agradou muito e fez com que a Capcom voltasse com tudo para a franquia.

Remakes

Em 2019 a Capcom decide fazer um remake do segundo jogo da franquia. Resident Evil 2 Remake, acompanha a história do recém policial Leon S. Kennedy e a jovem Claire Redfield, enquanto tentam escapar de um apocalipse zumbi em Raccoon City.

O jogo foi muito elogiado por reinventar o game clássico, trazendo uma ótima jogabilidade, gráficos impressionantes e uma boa história.

E todo esse sucesso fez com que o terceiro jogo da franquia também ganhasse uma remasterização. Resident Evil 3 Remake acompanha Jill Valentine tentando escapar de um apocalipse zumbi, enquanto é caçada por um ser biologicamente inteligente conhecido como Nemesis.

O jogo também foi muito bem em crítica e público, vendendo mais de dois milhões de cópias em apenas uma semana de seu lançamento.

O futuro da saga

E vamos ter mais Resident Evil na próxima geração de consoles. Resident Evil Village chega em 2021 e vai acompanhar o que aconteceu com Ethan e sua esposa Mia depois dos acontecimentos de Resident Evil 7.

maxresdefault

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s