Semana Heroica #5: Super-Choque | Os crossovers na animação

Sendo um sucesso absoluto entre os jovens nos anos 2000 e até hoje, o seriado animado do Super-Choque é tão inovador quanto pensamos. Não por ser de um herói adolescente e afro-americano, assim como o Homem-Aranha de Miles Morales, mas por apresentar muitas abordagens sérias, que fazem o espectador refletir, misturando diversão com reflexão.

Mas, o que ainda cativava mais a animação era quando algum outro personagem da DC Comics aparecia, seja ele o Batman ou Superman, para que pudessem atrair um grande público, ao fazer um herói adolescente interagir com heróis já experientes. E deu muito certo, por sinal. É claro que tiveram outras participações, mas de celebridades, como o jogador de basquete Shaquille O’Neal, mas não é o intuito trazer estes cameos.


Manchas Solares

Com o recém término da série animada As Novas Aventuras do Batman (1997-1999), que introduziu Dick Grayson como Asa Noturna e Tim Drake o novo Robin, era uma boa hora de reviver os traços e trazer de volta a dupla dinâmica para outro desenho. Não demorou muito até eles estarem em Super-Choque, justamente no primeiro episódio da 2ª temporada. Intitulado de “Manchas Solares”, Batman e Robin foram introduzidos no universo de Dakota para caçar o Coringa, que estava tentando juntar uma equipe de transformados. Super-Choque foi convidado a ajudá-los. Em um certo momento, Batman e Robin são capturados, e o super-herói tem de salvá-los. O trio derrota o Coringa e sua gangue de transformados.

Garras Metálicas

Já na 3ª temporada, novamente no primeiro episódio, Batman aparece novamente para trabalhar com o Super-Choque, dessa vez sem o Robin, que estava junto com os Titãs. No episódio “Garras Metálicas”, escrito por Paul Dini, um dos criadores da Arlequina, Hera Venenosa e a Arlequina estão trabalhando juntas com uma transformada, para curá-la, após as vilãs terem sido procuradas por ela. Com a primeira derrota dos heróis, Virgil acorda na Batcaverna, com Alfred retirando os espinhos de seu braço. Claro, que, pra um herói adolescente, ele é um pouco desleixado, levando a carteira de estudante consigo quando sai para combater o crime. Batman descobre facilmente sua identidade secreta.

A trama era básica. A garota transformada queria voltar a ser normal, e então procurou ajuda, encontrando Arlequina e Hera Venenosa. Em troca de uma cura, ela devia ajudá-las a roubar caixotes com barras de ouro. Batman e Super-Choque apareceram para estragar a festa das vilãs, conseguindo prendê-las. Já a garota, recebeu ajuda das Indústrias Wayne para obter uma cura num tratamento financiado por Bruce. Virgil conhece o então playboy Bruce Wayne, até que se desenrola uma conversa, e propositalmente, Alfred aparece, e Virgil descobre a verdadeira identidade do Batman.

Sua Própria Liga

Dividido em duas partes, o episódio traz a Liga da Justiça em seus traços originais da animação (exceto o Superman). Já tendo seu amigo Richie como parceiro de combate, o gênio Gear, a Liga da Justiça pede ajuda aos heróis de Dakota para resolver um “probleminha” na Torre de Vigilância. Sem pensar duas vezes, ambos vão e Virgil conserta o que Batman pediu. Porém, quando a Liga sai e deixa Richie e Virgil sozinhos, não esperavam que os jovens fossem atacados por Brainiac, que se infiltrou nos sistema da Torre. A Liga da Justiça é avisada e logo eles se juntam aos dois heróis de Dakota para derrotar Brainiac. 

Pensando que tinham derrotado o vilão, a Liga da Justiça, juntamente de Super-Choque e Gear, estavam confiantes que ele não retornaria. Porém, apenas Super-Choque escapou do controle mental de Brainiac, fornecido por um aparelho. Ele luta contra toda a Liga e Richie.

Brinquedos à Solta

Finalmente o Superman aparece no seriado. No episódio 12 da temporada, Superman se alia ao Super-Choque para derrotar o Homem-Brinquedo, que havia localizado Darcy, um de seus trabalhos. Darcy havia mudado de vida, porém o vilão a queria pra si. Ele captura Daisy, uma das amigas de Virgil no colégio, e duplicoDNA da mesma para tornar Darcy igualmente a ela. Superman e Super-Choque frustram os planos do Homem-Brinquedo.

Choque no Futuro

No primeiro episódio da 4ª temporada, Virgil viaja pro futuro após salvar Batman no passado. Parando na Batcaverna, ele se depara com Terry McGinnis, o Batman do Futuro, e enfrenta o mesmo, se saindo muito bem. Bruce, já bem mais velho, aparece para Virgil e diz que precisava de ajuda contra a organização Kobra. O plano era resgatar o Super-Choque do futuro das mãos do Kobra. Terry ainda comenta que o Super-Choque era um dos maiores heróis daquela época.

Herói Caído

“Herói Caído” é o último episódio em que outro herói da Liga da Justiça faz uma grande participação. Virgil está cansado das ações de seu ídolo, John Stewart, o Lanterna Verde, cometendo uma onda de crimes. Colocando-o na cadeia, Super-Choque descobre mais tarde que o anel de poder do Lanterna estava em seu bolso. Após descobrir que John estava falando a verdade, ele recarrega o anel do herói para enfrentar o impostor, que na verdade era Sinestro, o maior vilão dos Lanternas. Unidos, eles derrotam Sinestro e John tem sua reputação restaurada.


Super-Choque é e continua sendo uma ótima animação, se colocando como uma das melhores séries animadas da DC Comics

Gabriel Rodrigues Silveira http://critical-room.com/

Navego pelas águas misteriosas deste belo mundo do cinema, e procuro estabelecer todo o conteúdo possível, e mostrar os gostos de um jovem jornalista aspirante a cinéfilo. Mas, se perder a confiança em mim, confie nos outros integrantes do site.

Leia também

2Comments

Add yours

Deixe um comentário