Dia do Cinema Brasileiro!

O cinema teve seu início na França com os irmãos Auguste e Luis Lumière que inventaram o cinematógrafo, e em 28 de dezembro de 1895, na cidade de La Ciotat, localizada no sudeste da França, fizeram a primeira exibição pública de uma imagem em movimento. A Chegada de Um Trem na Estação, foi a primeira obra dos irmãos ser exibida. A obra causou muito espanto à todos ali presentes, pois tinham a sensação de que o trem era real e que iria os atropelar.

A Chegada de Um Trem na Estação

Com o passar do tempo e o aperfeiçoamento do cinema, houve a expansão do mesmo para outros países, entre eles, o Brasil. O cinema, no Brasil, teve seu início em 1896, quando foram exibidos no Rio de Janeiro uma série de filmes curtos retratando o dia-a-dia nas cidades europeias

Os primeiros filmes Brasileiros eram de caráter documental. Já em 1908, temos o primeiro filme brasileiro considerado de ficção, o chamado Os Estranguladores, com 40 minutos de duração.

Anos depois, em 1914, foi exibido o primeiro longa-metragem produzido no país pelo português Francisco Santos intitulado O Crime dos Banhados, com mais de duas horas de duração.

Porém, após a Primeira Guerra Mundial, passa-se a ter uma crise no cinema brasileiro e o cinema Hollywoodiano passa a ascender.

Apesar de atualmente muita gente falar que não existem bons filmes brasileiros, dados da ANCINE, no ano de 2017, o público de filmes nacionais ultrapassou 17 milhões de espectadores, gerando uma renda de 240 milhões de reais. Entre os 463 longas-metragens lançados no país, 160 eram brasileiros.

Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro e a isso, aí vai a nossa indicação de filmes BR pra vocês:

1. O Auto da Compadecida

2. Gonzaga: De pai pra filho

3. O Palhaço

4. Meu passado me condena

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s