Batman: Overdrive introduz um novo membro a Bat-família

Batman: Overdrive, de Shea Fontana e Marcelo Di Chiara, re-imaginam a história de origem de Bruce Wayne e introduz um novo membro da bat-família.


AVISO: O artigo a seguir contém spoilers de Batman: Overdrive atualmente publicado nos Estados Unidos


Existem muitas versões da história de origem do Vigilante de Gotham. Na maioria dessas – seja em filmes ou HQs – uma coisa permanece a mesma: Bruce Wayne segue uma jornada sozinho para se tornar o Batman. Claro, ele tem alguma ajuda, geralmente de Alfred Pennyworth e Lucius Fox, que fornecem suporte moral e técnico, mas a transição de Bruce para o Cruzado Encapuzado é uma caminhada solo. No entanto, esse não é o caso de Batman: Overdrive de Marcelo Di Chiara.

A graphic novel original é publicada sob o selo DC Zoom e apresenta uma nova visão da transformação de Bruce em Batman. Desta vez, no entanto, a história de origem tem um contexto moderno e mostra um Bruce mais jovem, que está próximo de completar dezesseis anos. Quando o jovem órfão começa lentamente sua carreira no combate ao crime, ele rapidamente faz um amigo – alguém que acaba se tornando uma nova adição à Bat-família.

Em Overdrive, Bruce Wayne tem o dever de reconstruir o automóvel de seu pai, um carro antigo que ele planeja usar ao completar dezesseis anos quando finalmente obter sua habilitação. O carro está em mau estado e Bruce não tem escolha a não ser ir ao ferro-velho para encontrar peças de reposição para consertar o veículo. Enquanto ele está lá, ele conhece um garoto chamado Mateo Diaz. Mateo é natural de Central City, mas seu pai está cumprindo pena de prisão, então ele fica com seu tio, dono do ferro-velho. E por Bruce ser um jovem solitário, ele e Mateo se tornam amigos.

Logo, Mateo é convidado à Mansão Wayne, onde ele ajuda Bruce a consertar o carro de seu pai. Acontece que Mateo é genial quando se trata de automobilismo, então ele também faz um upgrade ao carro – upgrade que ajuda Bruce em sua busca de um grupo de ladrões ligados a Carmine Falcone. Logo, fica claro que Mateo é o primeiro parceiro de Bruce – aquele que está lá desde o início. Mateo sabe tudo sobre a vida secreta de Bruce e ajuda da maneira que puder. Ele é quem cria o termo Batmóvel e o alter-ego, Batman.

Além do mais, Mateo até ganha seu próprio traje e alter-ego: Doc, Mateo usa um colete branco, cinto de utilidade e óculos quadrados para esconder sua identidade. Há quase uma semelhança com o Doutor Meia-Noite em seu visual e seu codinome pode até refletir nisso, mas não parece haver alguma conexão oficial entre os dois personagens. Quando Batman: Overdrive chega ao fim, o jovem Bruce se torna oficialmente o Batman com Mateo e Selina Kyle como seus aliados.

Por enquanto, Mateo apareceu apenas em Batman: Overdrive, que se desenrola fora da continuidade do Universo DC. No entanto, o personagem é uma presença tão importante e original no livro que ele acabar parando no universo principal da DC Comics. A Batfamília conta com muitos membros: Asa Noturna, Robin, Batgirl, Batwoman, Batwing e mais recentemente, Duke Thomas… sendo assim, há espaço para mais um.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s