Superman: O Filme ganhará cópia em disco de vidro para preservação

A Microsoft se juntou à Warner Bros. para armazenar uma cópia do clássico Superman: O Filme, de 1978, em um pequeno disco de vidro para preservações futuras. A colaboração, que será apresentada oficialmente na conferência Ignite 2019 da Microsoft, em Orlando é o primeiro teste para uma nova tecnologia de armazenamento de dados que pode ajudar a proteger e preservar filmes e programas de TV de Hollywood, bem como muitas outras formas de dados, para futuras gerações.

“O vidro tem uma vida útil muito, muito longa de milhares de anos”, disse Ant Rowstron, pesquisador principal da Microsoft Research, em uma conversa recente com a Variety. O pedaço de vidro de sílica que armazena o filme, mede 7,5 cm x 7,5 cm x 2 mm. O vidro contém 75,6 GB de dados, mais códigos de redundância de erros. A Microsoft começou a pesquisar sobre a utilidade do vidro como meio de armazenamento em 2016, em parceria com o Centro de Pesquisa Optoelectônica da Universidade de Southampton.

O objetivo desses esforços, apelidado de “Projeto Sílica”, é encontrar um novo meio de armazenamento otimizado para o que os profissionais do setor gostam de chamar de dados frios – o tipo de dados que você provavelmente não precisará acessar por meses, anos ou décadas. São dados que não precisam estar em um servidor, prontos para serem usados, mas são mantidos em um cofre, longe de qualquer coisa que possa corrompê-lo ou danificá-lo.

As placas de sílica.

Fundado na década de 1920, o estúdio ainda armazena bobinas de filme em celulóide originais, áudio de programas de rádio da década de 1940 e muito mais. Clássicos como Casablanca, O Mágico de Oz ou Looney Tunes estão armazenados em cofres de armazenamento a frio, onde a temperatura e a umidade são rigidamente controladas e os aspiradores de ar procuram sinais de decomposição química que podem sinalizar problemas.

“Nossa missão é preservar esses materiais originais perpetuamente”, disse Brad Collar, que lidera essa ação da Warner Bros. como vice-presidente sênior de arquivos e engenharia de mídia do estúdio. E embora o estúdio esteja profundamente investido nesses clássicos, ele também continua adicionando um número cada vez maior de ativos modernos a seus arquivos, desde filmes filmados digitalmente e episódios de televisão até novas formas de entretenimento, incluindo videogames.

Superman: O Filme, dirigido por Richard Donner e estrelado pelo eterno Christopher Reeve é sem dúvida alguma um marco a ser preservado e lembrado por futuras gerações.

Leia também