Hans Zimmer completou 62 anos; relembre trilhas marcantes

O compositor alemão Hans Florian Zimmer completou 62 anos na última quinta (12). Muito querido pelos fãs de heróis, amigo de Christopher Nolan e realmente a frente de seu tempo, Zimmer não poupa esforços para entregar trilhas sonoras magistrais e deixar sua marca. Relembre aqui algumas faixas.


O Rei Leão

Começamos a lista com Rei Leão (1995 e 2013). Um filme animado que retrata a vida de Simba, o futuro rei da selva. Zimmer entrega trilhas mágicas, com muita semelhança ao tema proposto e ambientação. Ele demonstra muito bem isso em “Remember”.

Gladiador

Uma das mais marcantes trilhas sonoras composta pelo alemão foi em Gladiador (2001), filme de Ridley Scott. Junto de Lisa Gerrard e Klaus Badelt, o compositor consegue transpassar músicas tensas de batalha, esperançosas de vitória e tristes, de um fim de um gladiador. Nas cenas finais, há três que devemos destacar “Elysium”, “Honor Him” e “Now We Are Free“.

Piratas do Caribe: Trilogia Verbisnki

Novamente, trabalha com Klaus Badelt, porém apenas no primeiro filme de 2003. Nos outros dois ‘Piratas do Caribe: O Baú da Morte’ e ‘Piratas do Caribe: No Fim do Mundo’, compôs sozinho. É incrível o uso da ação, com violinos,o abaixar e aumentar do som que ele consegue fazer. Vamos destacar alguns: “He’s a Pirate”, “Up is Down”, “Hoist the Colours”, “One Day” e o tema principal. Sem falar no de Davy Jones

Trilogia Nolan

O primeiro filme de heróis de Zimmer foi em Batman Begins (2005). Trabalhado com James Newton Howard, Hans consegue impor sua genialidade em cenas de ação e de ambientação. Há de ter um destaque muito grande na trilogia, pois alavancou ainda mais sua carreira. Listando as principais, respectivamente na ordem dos filmes: “Eptesicus”, “Molossus”, “Corynorhinus”, “Why So Serious”, “Like a Dog Chasing Cars”, “Gotham’s Reckoning”, “Why do We Fall” e “Rise”.

A Origem

Mais uma vez trabalhando com Nolan, Zimmer tem uma tarefa difícil. Uma trilha sonora para um filme que retrata os sonhos. E com certeza, está no Top 5 de seus melhores trabalhos. “Time” e “Dream is Collapsing” são as principais. Uma que lhe faz refletir, e a outra que lhe tira o fôlego.

O Cavaleiro Solitário

Retornando a trabalhar com Gore Verbiski (Piratas do Caribe), Hans Zimmer tem a missão de remontar músicas clássicas e deixá-las aptas para o filme lançdo em 2013. Minuciosamente, ele consegue fazer da “William Tell Overture” divertida e ainda mais rápida.

Era Snyder

Hans volta a trabalhar com a DC, só que dessa vez é o Superman. Em o Homem de Aço (2013), conseguiu trazer esperança nas trilhas do Escoteiro, não usando nenhuma parte da original composta por John Williams, criando sua versão. “Flight” e “Arcade” denotam isso.

Já em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), trabalhou com Junkie XL. Construiu uma trilha mais pesada, representando a tonalidade composta pelo filme. “Beautiful Lie”, “Men Are Still Good” e “Is She With You” são umas das várias trilhas sonoras ótimas do filme.

Interstellar

Mais um trabalho com Christopher Nolan, porém num tema diferente. Interstellar (2014). Uma viagem ao espaço. Explorar um Universo. A trilha, como sempre, encaixou perfeitamente com a proposta do longa. As mais notáveis são “First Step” e “Stay” que é o tema principal.

Dunkirk

Em 2017 é lançado Dunkirk, um filme de guerra. O incansável Christopher Nolan introduz cenários incríveis e catastróficos em uma história real. Zimmer, como lhe fora proposto, maquiou um som tenso em vários momentos, não variando muito sua sintonia e usando o barulho das passadas de um relógio. “The Mole” e “The Oil” são as principais.

X-Men: Fênix Negra

Mesmo sendo um fracasso na crítica, Fênix Negra (2019) ainda contém uma coisa boa. Sua trilha sonora bem extensa. O compositor consegue manter a intensidade em batalhas e quando a Jean perde seu controle. Sem falar que o Magneto tem uma trilha ainda mais sombria. “The Gap” ganha destaque.


Hans Zimmer é contudo um dos maiores compositores da história do cinema, e sem dúvidas o melhor no quesito de heróis. Com 110 prêmios ganhos de 178 indicações, ele fica apenas atrás do lendário John Williams, que tem 112 de 231 indicações.

É claro que há muitos outros filmes como ‘Hannibal’, ‘Madagascar’ e ‘O Espetacular Homem Aranha 2′ que ele também compôs.

Sua fama é evidente, e suas trilhas são marcantes, deixando um legado em cada filme que ele participa.

Seus próximos trabalhos serão em ‘Mulher Maravilha 1984′ e ‘Duna’ ambos que chegarão aos cinemas em 2020. Dia 4 de Junho e 18 de Dezembro, respectivamente.

É por estar trabalhando em ‘Duna’ que não irá compor a trilha de ‘Tenet’ filme de Christopher Nolan.

Que os deuses da música abençoem cada dia mais a mente desse homem, que faz o dia-a-dia de muitos uma magia e inspiração.

Gabriel Rodrigues Silveira http://critical-room.com/

Navego pelas águas misteriosas deste belo mundo do cinema, e procuro estabelecer todo o conteúdo possível, e mostrar os gostos de um jovem jornalista aspirante a cinéfilo. Mas, se perder a confiança em mim, confie nos outros integrantes do site.

Leia também

2Comments

Add yours
  1. 1
    Gabriel RS

    O cara é realmente voador.
    É simplesmente um mago. É impossível. Como ele trabalha, a forma que ele vê… É incrível. A frente de seu tempo. Espero que a academia reconheça seus vários feitos. Ele merece óscar. Muito mais. É realmente um “gladiador” moderno.

    Trilogia Nolan, Cavaleiro, Gladiador, A Origem e Piratas estão no meu top 5 e favoritas.

  2. 2
    Ronald S.V.

    Como diria você, “O Alemão Voador”!
    Rapaz, Hans transforma minha vida com suas composições. São tantas, o cara não para, mas cada uma vale a pena pra parar e escutar. As minhas favoritas são de Piratas e Interestelar, com menção honrosa ao indescritível Gladiador. Um excelente apanhado de trabalhos desse “gladiador” das orquestras modernas!

Deixe um comentário